Lançados os editais para eleições de membros do Conselho Superior
Atualizado em 26 de agosto de 2021 às 20h29 | Publicado em 26 de agosto de 2021 às 12h06

O Conselho Superior (Consup) realizará eleições, em setembro, para a composição de novos membros para o biênio 2021-2023 e a Comissão Eleitoral divulgou editais para inscrições de candidatos em cada categoria. As inscrições para docentes, discentes, servidores técnicos e egressos são realizadas através do envio da documentação e formulários exigidos pelos editais para o endereço de e-mail “eleicao.consup@reitoria.ifbaiano.edu.br”.

O Conselho Superior é o órgão máximo da instituição, de caráter consultivo e deliberativo, que integra a estrutura básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Ele é composto pelo reitor, como presidente; servidores docentes; representantes discentes; servidores técnico-administrativos; representantes dos egressos; representantes da sociedade civil; um representante titular do Ministério da Educação, designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação; representantes do Colégio de Dirigentes; representante de Seção Sindical vinculada ao IF Baiano; representante do Diretório Central dos Estudantes do IF Baiano.

São escolhidos via eleição por seus pares docentes, discentes, servidores técnicos, egressos e representantes do Colégio de Dirigentes. O número de membros para cada categoria e a forma como chegam ao cargo estão detalhadamente descritos no Regimento Interno do Consup.

As inscrições dos candidatos na categoria egressos acontecem de 26 a 31 de agosto, com votação on-line dia 21 de setembro, às 10h, através do Sistema Helios. Já as inscrições dos docentes, técnicos administrativos e discentes acontecem de 02 a 06 de setembro e a votação on-line acontece dia 24 de setembro, através do Sistema Helios. Para acessar o sistema de votação, o usuário utilizará os dados de login e senha usados na Plataforma SUAP.  O Colégio de Dirigentes também escolherá seus representantes em reunião nos dias 13 e 14 de setembro. As inscrições para representantes de seções sindicais acontecem de 26 de agosto a 01 de setembro, através do envio de ficha de inscrição devidamente preenchida ao e-mail “eleicao.consup@reitoria.iIaiano.edu.br” por membros das Direções de Seções Sindicais. A escolha do representante e suplente dessa categoria será por aclamação em reunião convocada pela Comissão Eleitoral Geral.

Para verificar as condições de elegibilidade, informações sobre campanhas, votação e cronograma, é necessário ler atentamente os editais disponíveis aqui.