Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Lançados editais para cursos técnicos nos campi Guanambi, Teixeira de Freitas e Santa Inês
Atualizado em 8 de abril de 2022 às 08h30 | Publicado em 4 de abril de 2022 às 15h59

Confira os cursos, quantidade de vagas e períodos de inscrição em cada unidade.

Compartilhe nas redes sociais:

Matéria atualizada em 04/04/22

Os campi do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em Guanambi, Teixeira de Freitas e Santa Inês estão com seleção aberta para o preenchimento de 650 vagas em cursos técnicos, nas modalidades Integrada e Subsequente ao ensino médio. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet. Os períodos de inscrição variam a depender do campus de escolha. 

Podem se inscrever nos cursos da modalidade Integrada, pessoas que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental II (9º ano). Já a modalidade Subsequente é direcionada para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio e deseja obter apenas a formação técnica.

Confira os cursos, vagas e detalhes da seleção de cada unidade: 

Campus Guanambi 

De 4 de abril a 6 de maio estarão abertas as inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio, em oferta no Campus Guanambi. São 200 vagas disponíveis para os cursos Agroindústria (40 vagas), Agropecuária (80 vagas) e Informática para Internet (80 vagas).

A inscrição pode ser feita via internet, mediante preenchimento do formulário de inscrição, disponível na página da seleção.  Candidatos que não tenham acesso à internet, podem se dirigir à Sala do Processo Seletivo no Campus Guanambi, em dias úteis durante o período de inscrições (4 de abril a 6 de maio) para fazer a inscrição de forma presencial. Para acesso às unidades do IF Baiano, é necessário apresentar comprovação vacinal para covid-19. 

Candidatos deverão apresentar os seguintes documentos no momento da inscrição: CPF, RG ou apresentação do protocolo de solicitação junto ao órgão expedidor, Histórico Escolar (ou documento equivalente) e Autodeclarações, no caso dos candidatos optantes pela reserva de vagas. 

Acesse o edital de seleção e acompanhe as atualizações sobre este processo seletivo aqui

Campus Teixeira de Freitas

A unidade do IF Baiano em Teixeira de Freitas já está com inscrições abertas, até 1º de maio de 2022, para cursos das formas integrada e subsequente ao ensino médio. Na forma integrada, estão disponíveis 105 vagas para os cursos técnicos em Administração (35 vagas), Agropecuária (35 vagas) e Florestas (35 vagas). 

A inscrição pode ser feita via internet, mediante preenchimento do formulário de inscrição, disponível aqui. Candidatos que não tenham acesso à internet, podem se dirigir ao Campus Teixeira de Freitas, durante o período de inscrições para fazer a inscrição de forma presencial, nas datas e horários definidas no cronograma do edital de seleção. Vale lembrar que, para o acesso ao campus, é necessário apresentar comprovante de vacinação para covid-19.

Da forma subsequente, estão sendo ofertadas 135 vagas para os cursos Administração (35 vagas), Agropecuária (35 vagas), Florestas (35 vagas) e Hospedagem (30 vagas). As inscrições também podem ser feitas pela internet, preenchendo o formulário de inscrição, ou no Campus Teixeira de Freitas, no caso de candidatos sem acesso à internet. 

Campus Santa Inês

O IF Baiano Campus Santa Inês recebe inscrições de 8 de abril a 10 de junho de 2022 para o preenchimento do vagas de cursos da modalidade integrada ao ensino médio. Estão disponíveis 210 vagas para os cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos e Zootecnia, todos com 70 vagas cada.

Interessados devem realizar a inscrição via internet, através do link para o formulário que está disponível nesta página, enviando os documentos exigidos no edital de seleção. Candidatos sem acesso à internet poderão realizar inscrição durante o plantão de inscrição presencial, no Campus Santa Inês, no período de 6 a 10 de junho.

Confira o edital e acompanhe as atualizações do processo seletivo aqui.

Critérios de classificação 

Para os cursos integrados, a classificação dos candidatos é feita a partir da análise de histórico escolar. Será avaliada a Média Final resultante das médias das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental. 

Já para ingressar nos cursos Subsequentes, o critério para preencher o número de vagas será a ordem de manifestação de interesse.

O IF Baiano reserva 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência. Este ano, as seleções irão contar com uma Banca de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial. Os membros da banca irão realizar entrevistas com o objetivo de confirmar a autodeclaração dos candidatos autodeclarados pretos e pardos a fim de garantir que as reservas de vagas sejam ocupadas por quem possui o direito.

Ingresso em outras unidades do IF Baiano

Além dos municípios citados, o IF Baiano possui unidades em Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca, Valença e Xique-Xique. Para acompanhar o lançamento de editais de cursos técnicos para ingresso em 2022 destas localidades, basta acessar a página ingresso.ifbaiano.edu.br

Contato para informações sobre ingresso em cursos técnicos do IF Baiano: ingressos@ifbaiano.edu.br

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br