Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Jogos dos Servidores mobilizam campus Itaberaba e fortalecem interação entre as unidades do IF Baiano
Atualizado em 27 de dezembro de 2022 às 12h39 | Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 11h56
Compartilhe nas redes sociais:
Abertura dos Jogos dos Servidores no campus Itaberaba

“Não tem como descrever em palavras ou escrever sobre, que exprima tudo que a gente está vendo aqui”. A frase do reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, resume bem o que está sendo a segunda edição dos Jogos dos Servidores. O evento já é considerado um dos principais momentos de congraçamento da instituição. “Só quem participa de um momento como este consegue enxergar a importância de estarmos hoje aqui”, complementa. 

Durante todo o dia, servidores dos quatorze campi do IF Baiano disputam provas de ciclismo, corrida, futsal, vôlei de areia, xadrez, tênis de mesa entre outros. Ciclismo e corrida (5 km) foram as primeiras provas do dia, com concentração às 6h30 e largada às 7h. O servidor do campus Teixeira de Freitas, Cristiano Lunardi, vencedor da modalidade ciclismo, disse que esta experiência ficará registrada como uma das melhores na instituição. “Eu acho que isso é vital, dentro desse momento que a gente passou com pandemia, uma dificuldade danada, cada um teve os seus traumas individuais, a gente ter um momento para confraternizar, estar todo mundo junto, todos os campi, é de extrema importância. Foi a primeira vez que participei e espero participar de todos agora”. 

A primeira edição dos Jogos dos Servidores aconteceu, em 2019, no campus Serrinha. Depois, por conta da pandemia, o evento foi suspenso, voltando agora, quase três anos depois, e tendo o campus Itaberaba como sede. A diretora do campus, Ozenice Silva dos Santos, falou sobre a emoção de receber os jogos. “É uma felicidade coletiva, é assim que a gente se sente. É chegar aqui e ver um sorriso em cada servidor, receber um abraço, todo mundo se abraça. É chegar aqui e existir a questão da competição, que é também do humano, mas de uma forma calorosa. Então, pra quem está sediando, é algo inesquecível e eu creio que é também um processo de fortalecimento institucional mesmo”, avalia.

“Reservar um, dois dias para as capacitações, para as atividades de esporte e lazer do servidor, não é um luxo, é uma necessidade para qualquer instituição pública. Esse é um processo de valorização, é um processo de estruturação do pertencimento. Quanto digo estruturação porque é uma construção ao longo do tempo”, complementa o reitor Aécio José Duarte. 

Para o IF Baiano, os jogos também representam a realização de um sonho. “A alegria é muito grande, a confraternização é muito grande, e não é uma tarefa, é a realização de um sonho que em determinado momento julgamos utópico por conta de orçamento, julgamos difícil de fazer por conta de orçamento, mas com a ajuda de todos e a abnegação de muitos nós estamos aqui realizando, por isso é uma vitória muito grande”, finaliza o reitor.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br