JEIF transforma Campus Lapa em cidade olímpica
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11h12 | Publicado em 20 de novembro de 2018 às 19h18

O Campus Bom Jesus da Lapa se transformou numa verdadeira Cidade Olímpica. Até o próximo sábado, 24, estudantes, representando 13 campi do Instituto Federal Baiano, disputam a 5ª Edição dos Jogos Estudantis, o JEIF. Na solenidade de abertura, uma festa para ficar na memória. Um telão com seis metros de altura e dez de largura foi montado para exibir vídeos valorizando a prática esportiva e as cidades participantes do evento.

A cerimônia de abertura contou ainda com desfile de delegações, participações culturais, corrida simbólica com a tocha olímpica e acendimento da pira. Anne Evely dos Santos, do Campus Lapa, disse que ficou admirada com o tamanho do evento. “Eu não esperava uma coisa tão grande até porque nosso campus é um pouco recente e eu não esperava uma coisa tão bonita e tão simbólica”. Já Samira de Jesus, atleta de Futsal do Campus Lapa, destacou o show de luzes da noite de abertura. “É o meu primeiro ano aqui no IF e eu fiquei muito surpresa. Achei tudo tão diferente. Na hora que a gente entrou no estádio a gente achou que estava em outro lugar”, comentou.

Participaram da cerimônia de abertura mais de 600 estudantes, professores, servidores, terceirizados, diretores gerais, pró-reitores e o reitor do IF Baiano, professor Aécio José Duarte, além de outras autoridades municipais. “Estamos novamente realizando os Jogos do IF Baiano, como resultado da luta e da persistência de muitos e principalmente em respeito ao desejo dos nossos alunos, que tanto clamaram pela realização desse momento. Através, mais uma vez, do trabalho conjunto, com a união de todos em torno de um propósito, conseguimos estar no Campus Bom Jesus da Lapa realizando o sonho de nos congratularmos através da prática do esporte”, comentou o reitor.

O evento reúne estudantes das cidades de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença. Estão sendo disputados jogos nas modalidades atletismo, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, natação, xadrez, voleibol, vôlei de areia e tênis de mesa, a maioria no feminino e masculino. Para o estudante Renan de Jesus Leite, atleta de Futsal de Governador Mangabeira, os jogos são ainda uma oportunidade de se aproximar dos colegas de Instituto e fazer novas amizades. “Tem sido excelente, estou gostando muito, principalmente da união entre os campi”.

O coordenador do JEIF, professor Sebastião Edson, destacou a importância da retomada dos jogos depois de quatro anos e do apoio recebido de todos os campi. “Ideias, todos nós temos difícil é operacionalizar. Isso só foi possível com o apoio que tivemos de todos os segmentos, desde a reitoria, passando por todos os campi, apoio dos estudantes, dos professores de educação física, principalmente, dos diretores, dos servidores. Não foi fácil, mas tornou-se possível que é o que eu acho mais importante”. Por fim, o professor Edson ressaltou que “um evento desse só fortalece a nossa instituição, mostra o tamanho da sua grandeza”.

No encerramento do jogos, no próximo sábado, ocorrerá a premiação com a entrega das medalhas.