Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
JEIF selecionará delegação para competir no JIF Nordeste
Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 14h52 | Publicado em 8 de agosto de 2023 às 14h52
Compartilhe nas redes sociais:

Os Jogos Estudantis do IF Baiano – JEIF estão chegando: de 22 a 28 de agosto em Guanambi. A novidade este ano é que os vencedores de algumas categorias do JEIF serão habilitados para representar o IF Baiano na etapa regional dos Jogos das Instituições Federais – JIF e, a depender do desempenho, podem competir na etapa nacional do JIF. 

O IF Baiano pretende enviar delegação com 70 estudantes para o JIF Nordeste que acontecerá de 25 de setembro a 01 de outubro no Rio Grande do Norte. A etapa nacional ocorrerá em Fortaleza de 23 a 27 de outubro. 

Os competidores que passarão para a etapa regional serão definidos de acordo com o resultado dos jogos internos. Serão selecionados atletas do sexo feminino e masculino, premiados com ouro e outros escolhidos pela equipe técnica. A delegação também contará com atletas PCD, Pessoa com Deficiência. 

Para o representante do Núcleo de Apoio ao Esporte e Lazer – NAEL, Nilton Santos, é preciso fortalecer a cultura esportiva na instituição, para assim, fortalecer o esporte no interior da Bahia e é isso que tem acontecido nos últimos anos. Para ele, os municípios interioranos que sediam os campi têm pouco investimento em esporte e os jovens ingressam no Instituto sem ter tido uma base esportiva na infância.  

Nilton vê o fortalecimento do esporte na instituição como fator de permanência e êxito nos estudos. Levar os estudantes a competirem entre os campi e depois entre Institutos de diferentes estados, de acordo com Nilton, faz com que o estudante se sinta motivado a dedicar-se ao esporte e revela ao aluno a dimensão e a unidade dos Institutos Federais.  

“O objetivo desses Jogos é proporcionar aos estudantes uma integração e também uma valorização daquelas habilidades técnicas que cada um tem em determinada modalidade, visando até, quem sabe… futuramente, que eles possam se tornar atletas de alto nível, mas o que a gente percebe é que a integração é muito grande”, explica Nilton. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br