JEIF 2023 encerra nesta segunda-feira, 28, com cerimônia de premiação
Atualizado em 30 de agosto de 2023 às 13h50 | Publicado em 29 de agosto de 2023 às 10h30

Depois de sete dias de muito esporte, interação e clima de festa, na cidade de Guanambi que recebeu cerca de 800 atletas de outros 13 municípios da Bahia, durante os Jogos Estudantis do IF Baiano – JEIF, o JEIF chega ao fim nesta segunda-feira, 28. Os Jogos encerraram com a cerimônia de entrega das medalhas, na noite de ontem, no Campus Guanambi, com música e muita comemoração.

Com a finalização de mais um JEIF, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, faz o balanço de que os Jogos são uma política de permanência e êxito contundente para a comunidade discente. “Temos que entender os Jogos como, cada vez mais, uma grande conquista do nosso Instituto. E, para muito além do aspecto esportivo, temos que evidenciar as nuances formativas de organização e participação”, explica.

Para o reitor, quando o IF Baiano se une e coopera para prospectar, organizar e realizar um evento que reúne todas as unidades, envolvendo todos os segmentos da Instituição, mostra uma força excepcional, a despeito de todas as distâncias, custo, dificuldade de logística, diferença de estrutura e de pessoal entre os campi, deixando claro, primordialmente, para os alunos, que, com muita dedicação e afinco, é possível fazer muito para que eles sintam-se pertencentes ao Instituto. “A alegria de ver nossa comunidade envolvida com uma realização tão grandiosa nos enche de orgulho e deixa a todos que se envolveram no JEIFs imensamente contentes. Parabéns IF Baiano Campus Guanambi por sediar os Jogos Estudantis 2023! Parabéns às Comissões e Professores de Educação Física! Parabéns, IF Baiano!”, celebra o reitor.

O estudante Uícaro Vinicius, do campus Alagoinhas, competiu no vôlei, basquete e salto em distância e ele destaca como o JEIF foi uma oportunidade conhecer pessoas novas e interagir com outros campi: “minha experiência está sendo incrível, todos os campi são muito bem respeitosos, educados, fiz até amizade com alguns que são bem legais”.

O docente Cléber de Jesus, do Campus Governador Mangabeira, está em seu 5° JEIF como professor de Educação Física e vê o JEIF como o maior e mais primoroso evento do IF Baiano, de acordo com ele, uma festa do esporte. “Eu considero [os Jogos] uma oportunidade ímpar para os nossos estudantes que podem desenvolver várias possibilidades a nível do processo integral de educação que o nosso Instituto preconiza, além do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para a professora de Educação Física do campus Catu, Fernanda Palmeira, o JEIF é um evento que tem um lugar cativo no coração de todos os professores e de todos os estudantes. “Este já é meu 7° JEIF e a cada ano parece ser o primeiro, porque a gente vem trabalhando o ano inteiro dentro das práticas esportivas do Instituto, objetivando vir aqui participar dos Jogos, oportunizar que os estudantes tenham essa experiência e, claro, poder sair daqui com resultados positivos!”, conta a docente.

As equipes vencedoras em cada modalidade irão compor a delegação que vai representar o IF Baiano no JIF Nordeste, seletiva que dá acesso à competição nacional entre os Institutos Federais e que acontecerá em Natal de 25 de setembro a 01 de outubro.

Confira o que rolou no JEIF 2023 no Instagram do IF Baiano e acesse o quadro de medalhas neste link.