IV Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (Seapo) abre inscrições
Atualizado em 11 de março de 2020 às 14h04 | Publicado em 11 de março de 2020 às 14h02

A programação do evento, sediado no Campus Guanambi, conta com feira de produtos orgânicos e festival gastronômico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi está com inscrições abertas para o IV Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo (Seapo). Nesta edição, o evento agrega duas novidades: a I Feira de Produtos Orgânicos e o I Festival Gastronômico.

O Seapo, que contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, será realizado nos dias 2 e 3 de abril, no Campus Guanambi, e tem o objetivo de expor os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no IF Baiano nas áreas de produção orgânica e agroecologia. O evento também pretende discutir a importância da academia no processo de expansão das metodologias agroecológicas na região.

A programação tem início na manhã do dia 2 de abril, com palestra de abertura ministrada pela representante da Superintendência Federal de Agricultura na Bahia, Fátima Maria Nunes, sobre o processo de certificação de agricultores familiares, a partir do Sistema Participativo de Garantia (SPG).

Os interessados em participar devem acessar o site do Seapo e realizar a inscrição gratuita. Para quem pretende expor e apresentar seus projetos no seminário, também já está disponível a submissão de resumos dos artigos científicos.

Festival Gastronômico – Inscritos também podem se candidatar ao concurso gastronômico, uma das novidades desta edição do evento, que vem com o objetivo de difundir a utilização de alimentos locais e regionais por meio de preparações inovadoras e de custo acessível no território Sertão Produtivo.

Segundo a docente do IF Baiano e membro da comissão organizadora do Seapo, Felizarda Bebé, o I Festival Gastronômico visa “resgatar receitas e alimentos que são consumidos pelos povos tradicionais no território e estimular o consumo de alimentos que são produzidos na caatinga, como aqueles à base de cactáceas, a exemplo da palma”.

Feira de Produtos Orgânicos – Nesta edição do evento, o público irá conhecer a produção orgânica de agricultores da região certificados pela rede de agroecologia Povos da Mata. Além disso, a feira irá trazer trabalhos de artesanato produzidos no território do Sertão Produtivo.