IV ENCONTEC supera expectativas
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h45 | Publicado em 22 de setembro de 2017 às 14h07

Pós-evento

O IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas realizou nos dias 15 e 16 de setembro o IV Encontro de Técnicos e Produtores Rurais (ENCONTEC) e a programação superou as expectativas. Foram realizados 38 minicursos, quatro palestras e nove oficinas.

Para o presidente da comissão de organização, professor Jobson Pimentel, que também é coordenador de extensão do campus, a superação deve-se ao número expressivo de participantes – cerca de 1 mil pessoas nos dois dias – a qualidade dos instrutores presentes, além da satisfação dos patrocinadores.

“Esperávamos a participação de umas 600 pessoas e esse número foi maior do que nossa expectativa. Além disso, o nível dos instrutores foi evidenciado na satisfação dos participantes que elogiaram bastante as capacitações. Outras alegrias foram a participação da imprensa local na cobertura do evento e a presença do prefeito e seu secretariado no ENCONTEC. Isso demonstra a importância da nossa instituição para a região”, explicou ele, destacando que alguns parceiros pediram para que o evento fosse anual e não mais a cada dois anos.

A cerimônia de abertura teve as presenças do reitor do IF Baiano, professor Geovane Nascimento;  do diretor-geral do Campus Teixeira de Freitas, Marcelito Trindade Almeida; do prefeito Timóteo Alves de Brito; do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Delfran Batista dos Santos; do diretor-geral do Campus Senhor do Bonfim, Aécio José Araújo Passos Duarte, representando os diretores dos 13 campi do Instituto; do coordenador de Extensão, professor Jobson Pimentel e presidente da comissão de organização; do representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, engenheiro Mateus Martins, assessor de planejamento; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Pedro Augusto Graça de Carvalho e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Messias Dias do Vale. Mateus foi o responsável pela palestra inicial e falou sobre “Integração e Desenvolvimento: Oportunidades e Desafios para a Região Extremo Sul”.

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela aluna Kézia Santos, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado, que tocou violino e foi acompanhada pela Banda Marcial do Campus.

Em seu discurso, Geovane parabenizou a organização do evento e a estrutura do Campus Teixeira de Freitas, que cresceu muito nos últimos anos.

O diretor-geral, Marcelito Trindade Almeida, destacou toda a luta para o desenvolvimento do campus e agradeceu a todos os servidores que fazem parte da história de Teixeira de Freitas. Ele lembrou da necessidade de implantação do curso superior de Agronomia, anseio antigo da comunidade escolar.

Jobson agradeceu aos patrocinadores e colaboradores, além dos palestrantes. Ele também chamou à frente do palco para parabenizar a equipe de organização do ENCONTEC que contou com técnicos-administrativos e professores, além da equipe de terceirizados, coordenada pela funcionária Elizabete Dias. Jobson reconheceu ainda e agradeceu o apoio da gestão do campus.

Redação: IF Baiano / Campus Teixeira de Freitas / Comunicação

Revisão: IF Baiano / Reitoria / Comunicação / Jornalismo