Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Instituto Federal Baiano terá novas unidades nas cidades de Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Remanso e Ruy Barbosa
Atualizado em 8 de maio de 2024 às 17h37 | Publicado em 8 de maio de 2024 às 17h37

Conheça a jornada do Instituto na missão de levar educação gratuita
e de excelência para os novos campi

Compartilhe nas redes sociais:
O reitor Aécio José Passos Duate faz apresentação do IF Baiano em Remanso durante audiência pública

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano ganhou quatro novas unidades com o projeto de expansão do governo federal divulgado no dia 12 de março deste ano. As cidades de Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Remanso e Ruy Barbosa vão receber os novos campi.

O ofício do Ministério da Educação com a indicação nominal das novas unidades e os seus respectivos Institutos Federais foi encaminhado, na última terça-feira (7), referendando o que já havia sido acordado entre IF Baiano e IFBA. No entanto, a trajetória do IF Baiano no processo de expansão começou muito antes. [Confira na reportagem].

Os caminhos percorridos

No início de 2023, a equipe do gabinete do IF Baiano, liderada pelo reitor Aécio José Passos Duarte, juntamente com o diretor executivo, Marcelito Almeida, e o assessor especial, Rodney Barbosa, iniciou essa jornada. Em resposta a solicitações de senadores, deputados e prefeitos, percorreram diversas cidades do interior da Bahia com o objetivo de apoiar essas comunidades no pleito de solicitar uma unidade dos Institutos Federais. Salienta-se que foram vários municípios visitados e orientados, porém somente alguns deles foram contemplados com as novas unidades da Rede EPT no nosso Estado.

O trabalho incluiu desde visitas a potenciais locais até encontros estratégicos com as principais lideranças municipais, legislativas e da comunidade. As visitas e reuniões resultaram numa “exposição de motivos” detalhada, elaborada pelos municípios, apresentando as sólidas condições e necessidades que embasavam os pleitos municipais.

Subúrbio ou Cajazeiras

No entanto, as atividades de expansão do IF Baiano começaram antes das solicitações dos parlamentares. Em 2022, o gabinete do IF Baiano iniciou a elaboração de uma proposta para a criação de um campus no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Com o anúncio da criação dos oito novos campi na Bahia, criou-se a expectativa de que o IF Baiano ganharia uma unidade na capital, no entanto, por decisão de instâncias superiores, foi contemplado o projeto do IFBA, em Cajazeiras.

Apesar de a atual expansão não contemplar para o IF Baiano a comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a instituição reitera seu compromisso e continuar atendendo essa comunidade, por meio de parcerias, e segue trabalhando na esperança de que, em um futuro próximo, o campus IF Baiano Subúrbio Ferroviário de Salvador torne-se uma realidade.

Os novos campi do IF Baiano

A definição de quem ficaria com as outras cidades foi feita a partir da análise da abrangência de cobertura dos dois institutos. No dia 26 de março, em reunião do Conselho Superior do IF Baiano (CONSUP) foi feito o anúncio de que o IF Baiano teria as suas novas unidades nos municípios de Santo Estevão, Ruy Barbosa, Remanso e Ribeira do Pombal.

Depois do anúncio no nosso Conselho Superior, foi dado prosseguimento aos trâmites necessários para instalação das unidades. Por conta dos trabalhos iniciados, ainda em 2023, os processos para os novos campi já se encontram em estágio avançado de planejamento, aguardando apenas a autorização de funcionamento.

Veja um breve panorama de cada um deles

Santo Estevão: a prefeitura já realizou a doação do terreno para a construção do novo campus ao mesmo tempo em que disponibilizou um imóvel ( uma escola municipal) para o início imediato das atividades após a autorização de funcionamento.

Com relação às obras da nova unidade, o IF Baiano aguarda apenas a portaria de funcionamento, bem como a declaração de disponibilidade orçamentária, para dar início no processo de licitação e da liberação dos códigos de vagas, cargos e funções. O reitor concedeu entrevista na Rádio Paraguaçu, fortalecendo a presença do IF Baiano na cidade e tirando dúvidas da população.

Remanso: a prefeitura já adquiriu o terreno e o processo de doação está em fase final. Um imóvel também foi disponibilizado para o início imediato das atividades após as autorizações necessárias. O IF Baiano já marcou presença em uma audiência pública na cidade, fortalecendo seus laços com a população e tirou dúvidas durante programa na Rádio Zabelê.

Ribeira do Pombal: Em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura está disponibilizando um terreno para a construção do novo campus. Na mesma linha, a prefeitura disponibilizou um imóvel provisório para o início das atividades, após autorização de funcionamento. O reitor, em breve, participará de uma audiência pública na cidade.

Ruy Barbosa: desde 2023, o IF Baiano é um parceiro do município, transformando um projeto inicial de Centro de Referência Tecnológica (CRT) em um campus completo. A prefeitura apresentou diversas opções de terrenos, os quais já  foram visitados pelo nosso Instituto.  Também ofereceu todo suporte necessário para a construção e funcionamento do Campus.

É relevante destacar que tanto a equipe da reitoria quanto o Comitê de Implantação desses novos campi já realizaram todas as tratativas preliminares e agora aguardam apenas a portaria de autorização de funcionamento e a liberação dos recursos do PAC para dar início às construções das novas unidades.

É de extrema relevância informar ainda que, pela inestimável e providencial colaboração do Instituto Federal do Piauí, ao final desse mês, teremos o projeto executivo para licitar a construção das novas unidades, o que enseja uma menção de agradecimento e reconhecimento pela iniciativa e disponibilização do Projeto.

Todas os esforços para aquisição dos equipamentos e mobiliários para as novas unidades também serão resultados do esforço coletivo, uma vez que temos enviados esforços no sentido de estruturar atas de registro de preço para facilitar pra todas as Instituições envolvidas no processo de expansão.

Por fim, precisamos entender o processo de expansão como mais um importantíssimo avanço para educação do nosso país e, no que depender do IF Baiano, todo o esforço será feito pra que essas novas unidades se efetivem o mais rápido possível, levando, assim, educação profissional gratuita, de qualidade e socialmente referenciada para mais quatro regiões da nossa Bahia.

Documentos

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br