Inscrições para o Festival Mundial de Juventude na Rússia encerram nesta sexta
Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 10h11 | Publicado em 30 de novembro de 2023 às 10h11

IF Baiano enviará represante para assessorar os jovens participantes do Nordeste

O IF Baiano participará do Festival Mundial de Juventude 2024, evento que ocorre em Sochi, na Rússia, e celebra a diversidade de ideias, a cultura e a amizade. O Festival acontecerá entre os dias 01 e 07 de março.

As inscrições para fazer parte do evento são gratuitas e ocorrem até o dia 01 de dezembro, através deste site. Jovens líderes entre 18 e 35 anos são incentivados a se inscreverem e fazerem parte do Festival Internacional. A seleção será feita através de um concurso de redação, na qual o jovem contará com qual dos valores do festival você mais se identifica. Após o envio da redação, o candidato pode também gravar um vídeo para aumentar suas chances de ser selecionado.

Para participar, basta acessar o site oficial e seguir as instruções de registro. Os interessados precisarão de passaporte e conhecimento básico de inglês, idioma utilizado na inscrição; ou russo, língua local.

O festival contará com mais de 20 mil líderes jovens de 180 países reunidos no território federal de Sirius, em Sochi, na Rússia. Os(as) brasileiros(as) terão 300 representantes, tendo a chance de ir com passagens, estadia, alimentação e participação totalmente gratuitas. A assessora de Relações Internacionais do IF Baiano, a professora Cinira Fernandes, foi selecionada para assessorar os estudantes do IF Baiano e do Nordeste no Festival Mundial da Juventude, edição 2024.

Segundo Cinira, a seleção aconteceu, via sorteio, com os Gestores de Relações Internacionais de cada estado e regiões, e através do Fórum dos Assessores Internacionais dos Institutos Federais (FORINTER), do qual Cinira faz parte como representante do IF Baiano. “Assim, no sorteio do nordeste, eu fui a selecionada para representar o IF Baiano e os Institutos do Nordeste.”, explicou.

Neste evento, que durará 7 dias, Cinira e os estudantes, colocarão em prática a discussão de questões cruciais para a construção de um mundo mais justo e equitativo, além de celebrar a cultura e diversidade dos jovens nativos dos países presentes.

Durante o festival, os estudantes também participarão de debates, atividades culturais, esportivas e exposições promovendo os valores do festival, como a unidade multiétnica, a vida digna e justa, a cooperação entre os povos e a responsabilidade sobre o futuro do mundo.