Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Inscrições para as Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais (OMIF) estão abertas
Atualizado em 17 de junho de 2021 às 07h55 | Publicado em 16 de junho de 2021 às 20h06

Todos os 14 campi do IF Baiano estão aptos à participação e as inscrições vão até o dia 21 de julho

Compartilhe nas redes sociais:

Estão abertas, e seguem até o dia 21 de julho, as inscrições para as Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais – OMIF, que, neste ano, está em sua IV edição e conta com o tema “A matemática está em tudo”. A proposta é totalmente gratuita e todos os 14 campi do IF Baiano estão aptos à participação, basta se inscrever.

Pode participar do concurso qualquer estudante do ensino técnico integrado ao ensino médio da Rede Federal, basta o interessado procurar o coordenador local da OMIF na unidade em que estuda para realizar sua inscrição. O coordenador local, geralmente, é um dos professores de matemática na unidade. Além de cadastrar o campus, o coordenador deve passar as informações necessárias aos interessados em realizar as etapas da OMIF.

A primeira fase das Olimpíadas consiste em uma prova com 21 questões objetivas de matemática, cada uma com cinco alternativas, e será disponibilizada no dia 19 de setembro. É importante lembrar que o candidato precisa estar regularmente matriculado nessa data de disponibilização das provas, as quais serão entregues aos candidatos através de um link, fornecido pelo coordenador local.

A prova da primeira fase começará a ser aplicada a partir das 14h do dia 19 de setembro e os estudantes devem realizá-la até as 20h do mesmo dia. O tempo médio previsto para a realização da prova é de 180 minutos, mas, por conta das especificidades decorridas da pandemia da Covid-19, será disponibilizado ao participante o prazo total de 6 horas para responder às questões, contadas a partir do horário de disponibilização do exame.

Já a segunda fase da OMIF não contará com provas. A proposta desta etapa conta com oficinas e palestras que acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de outubro. Na programação, será reservado um momento para a divulgação dos resultados da primeira fase. Os estudantes que mais pontuaram na prova serão premiados com medalhas de prata, ouro e bronze, além de medalhas de menção honrosa.

A programação da segunda fase ainda não foi divulgada, mas todos os participantes da primeira poderão integrar as oficinas e assistir às palestras. As transmissões, bem como os canais de reuniões em grupo serão divulgados em breve. Para acompanhar essas e outras informações, é necessário acessar o site oficial da OMIF (clique aqui).

A integrante do Comitê Organizador Nacional da OMIF, coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e professora no IF Baiano, Tatiane Comin, explica que “a OMIF se constitui não só em uma competição, mas em uma poderosa estratégia pedagógica que pode fomentar projetos de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão, motivando os estudantes a se aproximarem cada vez mais da Matemática”. A docente informa também uma novidade desta edição, a Revista OMIF (clique aqui), onde estudantes poderão publicar artigos relacionados a conhecimentos matemáticos junto aos professores.

Para mais informações sobre as Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais – OMIF, acesse o site do concurso. Confira também a live de lançamento da OMIF 2021.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br