Inscrições abertas para curso de Metodologia Científica e Desenvolvimento de Pesquisa
Atualizado em 5 de abril de 2021 às 12h01 | Publicado em 26 de março de 2021 às 14h11

Interessados têm até o dia 10 de abril para preencher 300 vagas gratuitas

O Instituto Federal Baiano – IF Baiano, através do Campus Catu, está com inscrições abertas, até o dia 10 de abril, para o Curso de Metodologia Científica e Desenvolvimento de Pesquisa. A iniciativa é gratuita, acontecerá de forma remota e conta com 300 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição.

O Curso de Metodologia Científica e Desenvolvimento de Pesquisa acontecerá a partir do mês de abril com datas e horários a serem informados. Ele faz parte da programação da 15ª Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Científica (FeMMIC), evento promovido pelo Campus Catu do IF Baiano, que ocorrerá de 25 a 27 de outubro com palestras e apresentação de pôsteres e contará com a participação de várias escolas baianas.

No curso, podem se inscrever professores, profissionais que atuam na educação e estudantes das Redes Federal, Estadual e Municipal. Para realizar inscrição, basta acessar o formulário, preencher as informações necessárias e aguardar confirmação por e-mail da comissão organizadora. Todos os participantes que estiverem presentes nas aulas, que acontecerão através da plataforma Moodle IF Baiano, receberão certificados de 120 horas. Para os que pretendem submeter trabalhos na FeMMIC, o curso contará pontos no momento da avaliação.

O objetivo do projeto de aulas é promover a formação e o aprimoramento dos participantes com o intuito de favorecer a elaboração e o desenvolvimento de projetos para a iniciação cientifica. Os módulos do curso contam com a seguinte organização:

Módulo I – Impactos da Iniciação Científica na formação discente – 20 h

Prof. Dr. Marcelo Souza Oliveira

•Papel do Orientador;

•Papel do Estudante;

•Autoria do Projeto de Pesquisa;

•Ensino por Investigação;

Módulo II – Método Canvas de Elaboração de Projetos de Pesquisa – 30 h

Prof. Dr. Saulo Luís Capim

•Passos da pesquisa;

•Direcionamento e Metodologia no desenvolvimento de projetos;

•Tempestade de idéias;

Módulo III – Metodologia Científica no Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa – 50 h

Profa. Ms. Maria Matilde Almeida

•Curso Ápice-Febrace de metodologia científica no desenvolvimento de projetos de pesquisa;

Módulo IV – Avaliação e Certificação – 20 h

Profa. Ms. Kelly Cristina

•Direcionamento de melhorias e questionamentos no projeto de Curso;

•Entrega de Plano de Pesquisa;

•Entrega de Certificados;

Mais informações, acesse o site da FeMMIC