Inscrições abertas para financiamento de cursos e projetos de pós-graduação
Atualizado em 1 de outubro de 2020 às 21h26 | Publicado em 1 de outubro de 2020 às 20h43

Chamadas Públicas da Propes financiam auxílio para cursos de pós-graduação e bolsas de pesquisa

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) está com duas chamadas internas abertas voltadas para a Pós-graduação. A primeira é a Chamada de número 14 que disponibiliza auxílio na implantação de cursos de pós-graduação do IF Baiano, destinando a quantia de R$ 8 mil para cursos lato sensu e R$ 10 mil para cursos stricto sensu. Já a Chamada de número 15, do Programa de Pós-graduação, selecionará projetos de pesquisa e financiará bolsas para alunos de mestrado, especialização, graduação e nível médio.

Auxílio para cursos

No edital n°105, é possível consultar a lista dos cursos de pós-graduação que podem enviar propostas para o auxílio da Chamada n° 14, que cobrirá custos como material de consumo, reposição e manutenção de equipamentos, diárias e passagens, entre outros. As inscrições para o auxílio estão abertas até o dia 5 de outubro e as propostas devem ser enviadas para o e-mail pos.graduacao@reitoria.ifbaiano.edu.br através de e-mail institucional da coordenação do curso.

Bolsas para projetos de pesquisa

A Chamada n° 15 está com inscrições abertas até 12 de outubro, via SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), e selecionará dois tipos de projeto: um com bolsa para aluno de especialização e o outro para estudante de mestrado. Ambos os tipos compostos por equipe mista, incluindo bolsas de graduação e nível médio. As bolsas variam entre 100 e 1500 reais. A seleção terá como critérios de análise das propostas os níveis de inovação, impacto, aplicabilidade, avaliação de impacto científico e social, análise da introdução, justificativa, estado da técnica, objetivos, metodologia, acompanhamento e disseminação dos resultados.

Os interessados devem consultar os editais, disponíveis na página Concursos e Seleções, para informações mais detalhadas. Em caso de dúvidas sobre os editais, a Propes recomenda que o proponente entre em contato através do e-mail pos.graduacao@reitoria.ifbaiano.edu.br.