Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Inscrições abertas para 25 vagas em especializações do Campus Uruçuca
Atualizado em 20 de janeiro de 2022 às 11h37 | Publicado em 12 de janeiro de 2022 às 17h30

Os cursos são de Educação Científica e Cidadania e de Desenvolvimento Regional Sustentável

Compartilhe nas redes sociais:

O IF Baiano – Campus Uruçuca inicia nesta quarta-feira, 12, inscrições para dois processos seletivos em cursos de pós-graduação lato sensu. São 9 vagas remanescentes para a especialização em Educação Científica e Cidadania (ECC) e 16 novas vagas para a pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. As inscrições são gratuitas e encerram nos dias 21 e 31 de janeiro, respectivamente. A documentação deve ser enviada para o e-mail pos.educacaocientifica@urucuca.ifbaiano.edu.br (para ECC) ou selecao.pdrs@gmail.com (aos interessados na segunda opção). Não há taxa de matrícula.

Sobre o curso de Educação Científica e Cidadania

O curso tem como objetivo oferecer aos discentes formação acadêmica na categoria de especialização, na área de Educação Científica e Cidadania, contribuindo para produção de conhecimento e mudanças nas realidades onde estão inseridos, buscando propagar educação científica nos espaços formais e não-formais de Educação e promover o exercício da cidadania. Possui carga horária de 400 horas e Trabalho de Conclusão de Curso (40 horas), distribuídas ao longo de 13 meses e ofertadas no formato modular. As aulas serão ministradas em finais de semanas, uma vez no mês, sendo realizadas nas sexta-feiras e sábados (matutino e vespertino). 

Das nove vagas, seis são destinadas para ampla concorrência; duas vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas; e uma vaga para candidato com deficiência. O processo seletivo será realizado em três fases: Avaliação da Carta de Intenção (eliminatória e classificatória), Avaliação do Currículo Lattes (classificatória) e Entrevista (eliminatória e classificatória).

Sobre o curso de Desenvolvimento Regional Sustentável

O curso é destinado aos profissionais de nível superior que trabalham ou possuem interesse em atuar com a temática do desenvolvimento socioeconômico territorial. Ele tem como objetivo central capacitar docentes, técnicos e pesquisadores, vinculados à administração pública ou privada, e profissionais interessados na temática do desenvolvimento regional através da formulação e circulação de uma nova visão do desenvolvimento, considerando as especificidades territoriais. 

A pós-graduação tem formato semipresencial e terá duração mínima de 18 meses, e uma carga horária mínima de 400 horas. As 16 vagas ofertadas são distribuídas da seguinte forma: 12 vagas para ampla concorrência; 03 vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas; e 01  vaga para candidato pessoa com deficiência. 

A seleção consiste de quatro etapas: Homologação das inscrições; Análise do Pré-projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória); Entrevista (eliminatória e classificatória); e, por fim, Análise do Currículo Lattes (classificatória). 

Confira abaixo as páginas com os editais e cronogramas de cada seleção:

Educação Científica e Cidadania

Desenvolvimento Regional Sustentável

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br