INPI concede registro para software desenvolvido no IF Baiano
Atualizado em 1 de julho de 2022 às 11h06 | Publicado em 25 de abril de 2017 às 16h40

Software possibilita a Educação Cartográfica ao explorar o entendimento de crianças de 8 a 12 anos sobre o espaço.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu, no dia 4 de abril, certificado de registro de programa de computador ao K-Ágora, software desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a empresa Conexum – Sistemas Computacionais Inteligentes.

kgoraO K-Ágora é um jogo-simulador que possibilita a Educação Cartográfica ao explorar o entendimento de crianças de 8 a 12 anos sobre o espaço vivido, percebido e concebido. Além disso, pode simular a construção de uma cidade, valorizando os aspectos que a criança considera significativos para sua vida e para a harmonia do espaço em que vive. O programa é um “subprojeto” do Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos (K-Lab).
O desenvolvimento do artefato geotecnológico K-Ágora teve duração de 2 anos e participação de alunos e pesquisadores. “A proposta deste projeto originou-se da necessidade de expansão do universo do jogo-simulador Kimera: Cidade Imaginárias, produto de minha tese de doutorado, e suas respectivas lacunas. Sendo assim, o K-Ágora foi submetido e aprovado na Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014, para apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão tecnológica”, relata o pesquisador e professor do IF Baiano, André Rezende.

Apesar do público-alvo estar focado em crianças de 8 a 12 anos, o uso “pode ser ampliado como suporte tecnológico/pedagógico nos cursos de licenciatura, em especial na área de geográfica. A utilização didático-pedagógico do K-Ágora depende da criatividade/desejo do professor”, informa Rezende. Para saber mais sobre as possibilidades de práticas, acesse o E-book Ações Pedagógicas Propostas Práticas baseadas no K-Lab.

O processo de registro do software contou com a assessoria do Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Baiano (NIT) para a elaboração dos documentos exigidos e acompanhamento até a efetiva concessão. Segundo o chefe do NIT, Robson Ramos, “a obtenção desse registro tem fundamental importância nesse momento, pois fortalece o Núcleo de Inovação Tecnológica e incentiva outros pesquisadores a desenvolverem pesquisas que contribuam no processo de inovação, promovendo assim a difusão do conhecimento científico no âmbito institucional. Além disso, efetiva a inserção do IF Baiano como instituição atuante na produção de pesquisas com impacto de inovação”.

Em termos de inovação tecnológica, o K-Àgora “avança em relação a trabalhos anteriores pela possibilidade de simular, em certa medida, a (re/des)construção do espaço “real”, com foco nas dinâmicas socioespaciais e no pertencimento do aluno”, Robson complementa.

O software K-Ágora é de acesso gratuito e qualquer instituição ou pessoa pode obtê-lo. Para isso, basta acessar  o endereço eletrônico: https://klab.com.br/apps/kagora/. O código fonte e a documentação técnica estão disponíveis no repositório online GitHub, que permite o controle das modificações do software ou documentação.

Conheça o K-Ágora.