Inovação – Caravana da Pesquisa apresenta sistemas pedagógicos criados por servidores
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h12 | Publicado em 17 de maio de 2021 às 15h37

A Caravana da Pesquisa apresenta em sua próxima mesa de discussão, nesta quarta-feira (19) às 15h pela plataforma RNP, os sistemas de gestão pedagógica, denominados Registro de Atendimento a Estudantes, Pais e Responsáveis (Raep) e Sistema de Plano de Ensino. Os sistemas foram desenvolvidos por dois servidores técnico-administrativos do Campus Bom Jesus da Lapa, Wilder Machado da Cruz (analista de tecnologia da informação) e Junio Batista Custódio (técnico em assuntos educacionais) para automatizar alguns processos acadêmicos e torná-los mais céleres e eficientes.

Segundo a responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT- IF Baiano), Jaqueline Vieira, o Raep e o Sistema de Plano de Ensino, são produtos de inovação de processos, pois envolvem melhorias significativas na operacionalização dos processos de gestão para evitar falhas e gerar maior eficiência e de inovação organizacional, porque lidam com pessoas e a organização do trabalho. Ela afirma ainda que nenhum instituto da Rede Federal possui acompanhamento digital de plano de ensino e de acompanhamento de pais e alunos por sistema como o Campus Bom Jesus da Lapa.

O Sistema de Plano de Ensino foi criado, em agosto de 2019, com o objetivo de organizar os aspectos ligados ao planejamento docente, no tocante à elaboração e análise dos planos de ensino, previstos nas organizações didáticas dos cursos de nível médio e de graduação. Tal ferramenta possibilita também a gestão automatizada de procedimentos acadêmicos, facilitando o cadastro, análise e gestão documental, conferindo a estética e uniformidade do documento. O Raep, por sua vez, surge em janeiro de 2020 com o propósito de assegurar o registro das ações ligadas ao acompanhamento pedagógico dos estudantes, mediante a gestão automatizada de atendimentos e encaminhamentos entre os setores que compõem a gestão acadêmica da instituição.

A experiência de desenvolvimento e uso dos sistemas será compartilhada na Caravana da Pesquisa que contará ainda com a presença do diretor-geral do campus, Geângelo Rosa, e do diretor acadêmico, Emerson Santos. Os sistemas estão sendo utilizados pela comunidade acadêmica e já sofreram atualizações e aperfeiçoamento, como o Sistema de Plano de Ensino que agora, em sua terceira versão, permite a emissão de parecer de plano de ensino, o que antes era feito com envio de e-mail.

Para entender como eles funcionam basta acessar os manuais de uso do Raep e do Sistema de Plano de Ensino. Para Jaqueline, essas iniciativas demonstram que os servidores técnicos são pesquisadores com grande potencial na instituição. “[Este é um] exemplo de duas soluções inteligentes de sistema com potencial de replicação em todos os campi da instituição e fora também”.