Informe sobre atraso no pagamento do Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação – MEC
Atualizado em 19 de janeiro de 2024 às 12h15 | Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 12h15

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, recebeu comunicado do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP, do Ministério da Educação – MEC, informando sobre o atraso no repasse financeiro aos estudantes bolsistas do Programa Bolsa Permanência.

O Ministério da Educação comunica aos estudantes cadastrados no Programa Bolsa Permanência, antes de 15 de dezembro de 2023 e que já receberam alguma bolsa, que os recursos destinados ao pagamento, referente ao mês de dezembro, já foram enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Porém trâmites administrativos, relacionados ao início do ano, onde os recursos orçamentários são disponibilizados de forma fracionada, ocasionaram atraso no repasse.

Para os estudantes que tiveram seus cadastros validados até 15 de dezembro de 2023 e que, até o momento, não receberam nenhuma bolsa, a previsão de recebimento é no mês fevereiro, conforme o calendário de pagamento do FNDE.

Seguem algumas informações oriundas do FNDE, referentes à emissão do cartão da conta benefício e aos bolsistas que receberão parcela de bolsa pela primeira vez:

* O cartão-benefício é expedido pelo Banco do Brasil, a pedido do FNDE, para que cada bolsista possa realizar os saques referentes aos valores das bolsas.

* A solicitação do cartão acontecerá caso o estudante tenha realizado o cadastro no sistema de forma correta, vinculado ao Programa Bolsa Permanência e ao IF Baiano, sua inscrição tenha sido homologada pelo MEC e pagamento autorizado pelo gestor local.

*Para sacar a primeira parcela da bolsa, o bolsista deve realizar a retirada, desbloqueio e cadastro de senha pessoal do cartão na agência bancária indicada em seu cadastro.

Clique aqui para mais informações acerca do Programa Bolsa Permanência: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-bolsa-do-programa-de-bolsa-permanencia

Agradecemos desde já,

Atenciosamente,