III SPGS abre chamada para envio de trabalhos
Atualizado em 11 de agosto de 2020 às 16h02 | Publicado em 10 de agosto de 2020 às 09h07

Inscrições para ouvintes ou participantes de minicursos no III Seminário da Pós-graduação e dos Cursos Subsequentes abrem amanhã

Com o objetivo de discutir o tema “Ciência, Tecnologia e Educação: Perspectivas para o pós-pandemia”, o III Seminário da Pós-graduação e dos Cursos Subsequentes (SPGS) do IF Baiano, Campus Itapetinga, recebe entre os dias 04 e 15 de agosto submissão de trabalhos. Já os interessados em participar como ouvintes ou em minicursos devem realizar inscrição entre os dias 11 do mesmo mês e 1 de setembro, preenchendo o formulário que será disponibilizado em breve na página oficial do SPGS. O seminário acontecerá entre os dias 2 e 4 de setembro de forma totalmente online, devido à pandemia do novo coronavírus, e será gratuito.

Segundo a coordenadora do SPGS, Camila Silveira, no contexto nacional, a pandemia trouxe graves problemas políticos, ideológicos e econômicos, estes últimos prevalecendo sobre os políticos e se apresentando como os que ditam a lógica financeira do capital. “Esses problemas demandam ampla discussão e mobilização social, sobretudo das Universidades e, diante de tal circunstância, os tópicos ‘Ciência, Tecnologia e Educação’ se entrecruzam e serão pontos de debates e discussões pela comunidade acadêmica”, comenta Camila.

A submissão de trabalhos, que devem estar ligados ao tema do evento, é realizada por meio do preenchimento de formulário online no qual deve ser anexado o resumo do projeto. O proponente pode optar, no momento do cadastro, por uma das duas modalidades de apresentação: a comunicação oral, em que os participantes terão um tempo para apresentarem as suas pesquisas em uma sala virtual, seguida por discussões, ou por videocomunicação, em que os pesquisadores enviam antecipadamente a apresentação dos trabalhos por meio de vídeos, os quais serão apresentados e debatidos também em sala virtual, conforme as normas especificadas no site do evento. Os projetos selecionados receberão uma “carta de aceite”, via e-mail, com a confirmação e outras informações complementares sobre a apresentação dos trabalhos.

Para mais informações sobre a programação, os interessados devem consultar o site do evento. A programação completa ainda está sendo alinhada pelos organizadores e será divulgada em breve. A coordenadora Camila Silveira explica que, apesar das circunstâncias que obrigam a comissão ao distanciamento, a comissão organizadora do III SPGS tem se esforçado para organizar um evento virtual com as discussões bem atualizadas, sob uma perspectiva interdisciplinar. “Todas as atividades propostas pelo evento visam produzir, promover e divulgar o conhecimento em diversas áreas, a partir de diferentes olhares, porém, todos eles convergindo para a nossa temática central”.

Os inscritos serão informados via e-mail sobre os links de acesso à plataforma de transmissão do evento, que acontecerá pelo Stream Yard e contará com intérpretes de libras.