III Encontro de CPAs capacita membros das comissões de 10 campi do IF Baiano
Atualizado em 27 de abril de 2023 às 14h12 | Publicado em 25 de abril de 2023 às 15h53

O Encontro acontece em Salvador nesta terça e quarta-feira

Nos dias 25 e 26 de abril, acontece no Centro de Referência 2 de Julho, em Salvador, o III Encontro das CPAs. O evento reúne membros das Comissões Próprias de Avaliação dos 10 campi do IF Baiano que ofertam cursos superiores. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira e contou com a presença do reitor Aécio José Duarte, da pró-reitora de Ensino, Kátia Vilela, e do presidente da CPA Central, Valdinei Santos de Souza, na mesa de abertura.

A abertura contou ainda com a apresentação musical da servidora, Rhamayana Barreto. O tema deste III Encontro é “Avaliando e refletindo sobre a educação pública de Nível Superior” e a palestra que deu início às atividades discutiu a autoavaliação institucional a partir do contexto do IF Baiano, com Daiane Letícia de Moreira Sampaio, docente do IF Baiano – Campus Serrinha que integrou a CPA entre 2018 e 2022 e possui vasto conhecimento sobre a atuação da Comissão.

O objetivo do encontro é oferecer aos membros das Comissões Próprias de Avaliação um maior domínio sobre o papel destas CPAs, que são responsáveis pela avaliação interna dos cursos de graduação. Essa avaliação interna subsidia a avaliação externa feita posteriormente pelo INEP e que, por sua vez, permite o cadastramento de novos cursos de graduação e o recadastramento dos cursos que já existem.

Para o reitor, o evento é muito importante para fortalecer as comissões e, assim, fortalecer o olhar para o IF Baiano e para onde a instituição quer chegar. Ele agradeceu a todos os membros presentes (docentes, técnicos, estudantes e egressos) pela disponibilidade e pela iniciativa e refletiu sobre a necessidade de atuar em conjunto com a CPA, não lembrando dos relatórios produzidos por ela apenas nos momentos de avaliação de cursos. “Nós temos que fazer os relatórios chegarem a cada espaço [da instituição], discutir a avaliação em cada espaço, aí ela vai ser efetiva”, afirma.

De acordo com o presidente da CPA, Valdinei Souza, havia uma demanda por capacitação de novos membros da CPA que ainda não conheciam a documentação da Comissão. “Então, o objetivo principal do evento é fomentar essa capacitação e engajar também, porque a gente tem conversado de forma remota [nos últimos dois anos], então, esse encontro presencial aproxima as relações e faz a gente trabalhar de forma mais engajada”, explica.

A pró-reitora de Ensino, Kátia Vilela, também destacou a aproximação das CPAs pós-pandemia: “algumas pessoas saíram, outras chegaram, então, nós sentimos essa necessidade de ter esse momento presencial, trazendo um professor que é referência na área, o professor Assis Leão, que veio do Instituto Federal de Pernambuco para estar aqui com a gente”, conta a pró-reitora de Ensino.
Amanhã, o destaque da programação será a oficina ministrada pelo professor Assis Leão com atividades práticas de construção de instrumentos de avaliação, que poderão ser utilizados pelas comissões do IF Baiano.