III Congresso Nordestino de EAD acontece até o dia 24 no IFBA
Atualizado em 4 de abril de 2023 às 12h25 | Publicado em 23 de março de 2023 às 11h12

IF Baiano é uma das instituições organizadoras do evento

Na quarta-feira, dia 22, iniciou-se a 3ª Edição do Congresso Nordestino de EAD, do qual o IF Baiano é uma das instituições organizadoras. Com o tema “A institucionalização da EAD e suas contribuições para o ensino presencial”, o evento acontece até o dia 24 e é sediado no Instituto Federal da Bahia – IFBA, na cidade de Salvador, Bahia.

A pró-reitora de Ensino do IF Baiano, Kátia Vilela, esteve na mesa de abertura, representando o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte. Para a pró-reitora, a capacidade de a Educação a Distância fazer o ensino chegar a lugares inimagináveis reforça a missão institucional dos IFs. “Quando a gente fala do EAD, nós estamos falando de ações que vão ultrapassar o local e vão chegar a lugares que muitas vezes a gente não imaginava que iria chegar e vai chegar para as pessoas que necessitam”, explica.

A palestra de abertura discutiu o tema “Institucionalização da EAD e Hibridização do Ensino Presencial” com os palestrantes Miguel Fabrício Zamberlan, professor do IFRO, e Vanessa Battestin, docente do IFES, e a mediação do professor Adonias Soares da S. Júnior, do IF SertãoPE.

O evento tem como objetivo, promover a discussão sobre as experiências e estudos voltados ao processo de institucionalização da EAD, abordar as necessidades de criação de regulamentações internas e revisão de processos, fluxos e demandas. Discutir as políticas de capacitação, orçamento, estrutura física e recursos humanos; a mediação, estratégias, projetos e atividades diversas em educação a distância, ensino remoto e ensino híbrido; tecnologias assistivas e humanas; Impactos da legislação e reflexões sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para a modalidade de educação a distância.

A programação conta com oficinas, palestras, mesas redondas, apresentações orais e mostra de pôsteres e reúne pessoas ligadas à EAD de várias regiões do  Nordeste.

A equipe da EAD do IF Baiano marcou presença no Congresso com servidores dos campi Uruçuca, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Guanambi, Valença, Governador Mangabeira, Xique-Xique, Serrinha, Teixeira de Freitas e Santa Inês.

Além da participação nas atividades do evento, alguns servidores tiveram os seguintes trabalhos aprovados:

• Título: A efetivação do direito à educação para a cidadania no contexto da EAD
Autora: Ariele Chagas Cruz (IF Baiano)
Resumo expandido:
• Título: Diretrizes para o ensino híbrido na educação básica: aportes para discussão
Autores: Helena Luiza O. Coura1 (IF Baiano, Reitoria); Estácio Moreira da Silva 2 (IF Baiano, Reitoria); Estácio Moreira da Silva Junior 3(UniFG)
• Título: Avanços e desafios da Educação à Distância no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
Autora: Tatiana Araújo Reis (IF Baiano)

Acesse a programação aqui.

Acompanhe a transmissão do evento através da TV IFBA no Youtube.