II Encontro de Reitores dos Institutos Federais do Nordeste realizado em Salvador
Atualizado em 30 de maio de 2024 às 20h09 | Publicado em 30 de maio de 2024 às 13h00

Os reitores(as) dos IFs da região Nordeste participaram, durante os dias 28 e 29, nas reitorias do IF Baiano e do IFBA, de reuniões para discutir ações em conjunto de fortalecimento institucional.

O nordeste é a região brasileira que vai receber o maior número de novas unidades no projeto de expansão da rede federal, anunciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em março deste ano.

Na terça-feira, 28, os reitores (as) estiveram reunidos (as) na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, no Imbuí, onde foram recebidos pelo Reitor do IF Baiano, Aécio José Passos Duarte, pelo pró-reitor de Planejamento, Leonardo Lapa, pelo diretor executivo, Marcelito Trindade, e pelo assessor especial da instituição Rodney Barbosa.

Entre as pautas do dia, estava a definição de estratégias conjuntas, por meio da cooperação entre os Institutos Federais, para construção das novas unidades dos IFs que serão criadas com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os(as) reitores(as) também discutiram estratégias e medidas para a consolidação dos campi já existentes, para a qual o Novo PAC prevê recursos específicos destinados a obras de construção de refeitórios estudantis, ginásios, bibliotecas, salas de aula, além da aquisição de equipamentos.

Estiveram presentes:

• Aécio José Araújo Passos Duarte – Reitor IF Baiano
  • Leonardo Lapa – pró-reitor de Planejamento IF Baiano
  • Marcelito Trindade – Diretor Executivo IF Baiano
  • Rodney Barbosa – Assessor Especial IF Baiano
  • Paulo Borges da Cunha – Reitor IFPI
  • Humberto Gonzaga da Silva – Arquitero IFPI
  • Jean Carlos Rodrigues de Brito – Diretor de Infraestrutura IFPI
  • Luzia Matos Mota – Reitora IFBA
  • Elis Fábia Lopes Cabral – pró-reitora de Desenvolvimento Institucional IFBA
  • Heverton Lima de Andrade – pró-reitor de Administração IFAL
  • Jean Carlos Coelho de Alencar – Reitor do IF Sertão
  • José Carlos de Sá – Reitor IFPE
  • Marcos André Damasceno – Diretor de Administração IFCE
  • José Wally Mendonça Menezes – Reitor IFCE
  • Ruth Sales Gama de Andrade – Reitora IFS
  • Marcus Alexandre Noronha de Brito – Diretoria de Planejamento do IFS
  • Ider de Santana Santos – pró-reitor de Administração IFS
  • Eduardo Emílio Câmara – Coordenador geral de planejamento e gestão SETEC/MEC

“O que essa iniciativa vem tentando buscar é tratar os problemas comuns com soluções conjuntas. Acho que isso é o fortalecimento que a gente tem conseguido com essas reuniões e com essa aproximação. Vivemos situações bem próximas, bem parecidas, situações que todos vivenciam e que a gente tem encaminhado conjuntamente também de forma externa aos institutos, na busca da conexão das soluções através da SETEC, através de outros ministérios, através do trabalho das pró-reitorias, dos fóruns e do próprio governo. Eu acho que é isso que a gente vem tentando fortalecer regionalmente e não se pode deixar aqui de registrar que é uma intenção e uma colaboração de todos os institutos e de todos os reitores e reitoras que representam”, declarou o reitor do IF Baiano Aécio José Duarte.

O coordenador de geral de planejamento e gestão SETEC/MEC, Eduardo Emílio, destacou a importância do encontro como fortalecimento da identidade de rede.

“Eu acho uma ideia muito louvável porque isso mostra a força que a gente tem como rede. Inclusive foi uma das coisas que eu falei na reunião que isso poderia ser expandido até para a própria rede como um todo. É um ato de se poder tratar o benefício que o aluno precisa. Eu vejo hoje todo mundo empenhado em fornecer uma instituição de qualidade, que é o que a gente pretende aqui, e eu acho que é o papel da engenharia, propor soluções na parte da construção para que o aluno tenha um ensino de qualidade, que é o que a gente propõe aqui”, comentou Eduardo Emílio.

Na quarta-feira, 29, os reitores se reuniram na reitoria do IFBA, no Canela.