IF Solidário: Campus Catu ajuda famílias em vulnerabilidade
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h52 | Publicado em 8 de outubro de 2020 às 15h31

Já foram distribuídas pouco mais de 400 cestas básicas desde abril e cerca de 200 máscaras de proteção

O Campus Catu do Instituto Federal Baiano – IF Baiano tem realizado, desde o mês de abril, o projeto IF Solidário, visando atenuar impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. O trabalho, realizado por servidores da unidade, ocorre através da arrecadação de alimentos e produtos de necessidades básicas para a distribuição entre alunos e integrantes da comunidade externa em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A comissão organizadora do IF Baiano Solidário já distribuiu pouco mais de 400 cestas básicas e cerca de 200 máscaras de proteção. Os donativos já chegaram à marca de quase R$ 40 mil desde o início das ações. Na fase atual, o projeto tem priorizado beneficiar os estudantes da unidade e seus familiares.

Mais de 400 cestas báscicas já foram entregues a famílias em vulnerailidade

A proposta surgiu através de conversas entre docentes e técnicos do colegiado de Agropecuária do Campus Catu, os quais se juntaram a outros grupos e ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional (SINASEFE), presente no município, para ajudar as famílias mais prejudicadas com a pandemia. “Esse trabalho é muito importante porque famílias que já eram carentes, ficaram ainda mais desprotegidas durante a pandemia devido à perda de empregos. O projeto ajuda essas famílias e ainda estreita laços entre o IF Baiano e as pessoas beneficiadas”, comenta uma das integrantes da comissão organizadora, a docente Kelly Cristina.

A arrecadação está acontecendo principalmente entre os servidores do instituto, mas pessoas da comunidade externa que quiserem doar podem procurar a professora Fernanda Palmeira ou qualquer outro integrante do grupo IF Baiano Solidário e se informar sobre as maneiras de colaboração.