Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Mais Empreendedor vai apoiar soluções que se destacaram na Maratona Territórios do Brasil
Atualizado em 16 de julho de 2021 às 17h31 | Publicado em 16 de julho de 2021 às 17h30

Projetos de quatro professores do IF Baiano prestarão consultoria a 20 propostas selecionadas na maratona

Compartilhe nas redes sociais:

Vinte projetos que foram destaque na Maratona Territórios do Brasil, um evento realizado em maio pelo IF Baiano em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, reunindo 1.100 participantes de 336 cidades brasileiras, serão apoiados pelo programa IF Mais Empreendedor, através de equipes de trabalho coordenadas por docentes do IF Baiano. O IF Mais Empreendedor é um programa nacional de extensão tecnológica dos Institutos Federais para o atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais.

Sobre a Maratona Territórios do Brasil

Durante a pandemia, fomentar o empreendedorismo, a inovação e a economia 4.0 tem sido uma prioridade para o IF Baiano, através de seus eventos e programas de bolsas de pesquisa e extensão, com o intuito de dar à comunidade interna e externa ferramentas de enfrentamento à crise sanitária e econômica. Um desses eventos, promovido em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, foi a Maratona Territórios do Brasil. Trata-se de uma maratona digital, conhecida na área de tecnologia como hackathon, que envolveu 1.100 participantes e 200 mentores de 27 estados e 336 cidades brasileiras.

Os participantes formaram equipes e viveram uma imersão digital de três dias em busca de soluções inovadoras para desafios nas áreas agrícola, de bioeconomia e de turismo comunitário. Além de prêmios em dinheiro, os times vencedores puderam inserir seus projetos em dois programas de aceleração: o Startup BA do Sebrae e o IF Mais Empreendedor.

Através de lives, antes mesmo do início do evento, os participantes receberam orientações sobre a metodologia da maratona, que envolvia formar grupos na plataforma on-line do evento, para, a partir dos conteúdos e mentorias fornecidos no hackathon, elaborarem um protótipo de startup. O trabalho de imersão, conhecido como design sprint, é uma metodologia ágil e moderna para desenvolvimento de projetos. Em três dias, os 88 times passaram pelas etapas de ideação, prototipagem e validação de seus projetos e, ao final, apresentaram um pitch (apresentação curta e efetiva) da solução criada aos quase 70 jurados da maratona.

Das 66 soluções apresentadas, o projeto que ganhou o primeiro lugar foi o Raízzes, que visa agenciar o turismo de base comunitária de forma sustentável e consciente das comunidades quilombolas. A aluna da especialização em Ciências de Alimentos com ênfase em Cacau e Chocolate do IF Baiano – Campus Uruçuca, chef de cozinha, professora universitária e consultora na área de gastronomia, Merice Rocha, compõe a equipe idealizadora da proposta campeã e nunca tinha participado de uma maratona antes. “Até então, [esse tipo de evento] não era meu perfil de atuação. Eu sou uma pessoa muito do presencial, era quase analógica para algumas coisas”, afirma a chef, que soube do evento em uma disciplina da especialização e resolveu participar sem grandes pretensões de ganhar o prêmio.

Chef de cozinha e aluna do IF Baiano, Merice Rocha, compõe a equipe vencedora da Maratona

A equipe composta por duas pessoas da área de gastronomia, uma de negócios, uma de turismo e a outra de tecnologia da informação foi formada com a ajuda dos mentores, responsáveis por auxiliar os participantes na imersão, por afinidade com o tema Turismo de Base Comunitária (TBC). A partir das experiências e vivências dos integrantes do grupo é que o time chegou à proposta de trabalhar com comunidades quilombolas. Merice havia tido uma experiência com TBC em 2018. Ela e outra colega de equipe também tinham vivências na área de gastronomia com comunidades quilombolas e conheciam as riquezas culturais e necessidades dessas comunidades. Foi aí que chegaram à ideia de criar uma plataforma digital de turismo de base comunitária voltada para quilombos.

Atualmente, a equipe está estudando as necessidades das comunidades quilombolas e trabalhando no desenho e aperfeiçoamento do produto. Para a chef de cozinha, o evento foi muito proveitoso, pois em sua área de atuação como consultora técnica em gastronomia e cozinha ela já praticava alguns dos conceitos da área de tecnologia ensinados no evento sem ter um conhecimento mais aprofundado e específico sobre eles. “Eu achei o evento muito rico, interessante e instrutivo para minha área de ação”, afirma.

Aceleração pelo IF Mais Empreendedor

O projeto Raízzes é uma das 20 soluções da Maratona que serão aceleradas pelo IF Mais Empreendedor através das equipes de trabalho coordenadas pelos docentes do IF Baiano, Ivan Pereira e Tatiana Reis, do Campus Uruçuca, Lucas Landim, do Campus Guanambi, e Aleciane Moreira, do Campus Itaberaba. Eles coordenam respectivamente os projetos de consultoria a micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais: Articulação Territorial para fortalecimento das micro e pequenas empresas do Litoral Sul Baiano; Gestão Empreendedora Feminina; Planejamento Estratégico Empreendedor para enfrentamento dos Impactos Pandêmicos; e Desafios de Implementar Novas Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável nas Micro e Pequenas Empresas do Alto Sertão Produtivo.

Segundo o professor Ivan Pereira, a parceria entre os projetos do programa IF Mais Empreendedor com a Maratona Territórios do Brasil vai conectar as empresas previamente cadastradas nos projetos, os estudantes bolsistas do programa e as equipes selecionadas na Maratona, através de atividades de consultoria, oficinas e encontros virtuais de planejamento. “Ganha a empresa que foi selecionada pelo IF Mais, ganha time [da Maratona] e ganha o bolsista. O professor treina, o estudante é capacitado, as empresas e os times também”, explica o docente.

Saiba mais sobre a Maratona Territórios do Brasil.

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br