IF Mais Empreendedor vai apoiar soluções que se destacaram na Maratona Territórios do Brasil
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h10 | Publicado em 16 de julho de 2021 às 17h30

Projetos de quatro professores do IF Baiano prestarão consultoria a 20 propostas selecionadas na maratona

Vinte projetos que foram destaque na Maratona Territórios do Brasil, um evento realizado em maio pelo IF Baiano em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, reunindo 1.100 participantes de 336 cidades brasileiras, serão apoiados pelo programa IF Mais Empreendedor, através de equipes de trabalho coordenadas por docentes do IF Baiano. O IF Mais Empreendedor é um programa nacional de extensão tecnológica dos Institutos Federais para o atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais.

Sobre a Maratona Territórios do Brasil

Durante a pandemia, fomentar o empreendedorismo, a inovação e a economia 4.0 tem sido uma prioridade para o IF Baiano, através de seus eventos e programas de bolsas de pesquisa e extensão, com o intuito de dar à comunidade interna e externa ferramentas de enfrentamento à crise sanitária e econômica. Um desses eventos, promovido em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, foi a Maratona Territórios do Brasil. Trata-se de uma maratona digital, conhecida na área de tecnologia como hackathon, que envolveu 1.100 participantes e 200 mentores de 27 estados e 336 cidades brasileiras.

Os participantes formaram equipes e viveram uma imersão digital de três dias em busca de soluções inovadoras para desafios nas áreas agrícola, de bioeconomia e de turismo comunitário. Além de prêmios em dinheiro, os times vencedores puderam inserir seus projetos em dois programas de aceleração: o Startup BA do Sebrae e o IF Mais Empreendedor.

Através de lives, antes mesmo do início do evento, os participantes receberam orientações sobre a metodologia da maratona, que envolvia formar grupos na plataforma on-line do evento, para, a partir dos conteúdos e mentorias fornecidos no hackathon, elaborarem um protótipo de startup. O trabalho de imersão, conhecido como design sprint, é uma metodologia ágil e moderna para desenvolvimento de projetos. Em três dias, os 88 times passaram pelas etapas de ideação, prototipagem e validação de seus projetos e, ao final, apresentaram um pitch (apresentação curta e efetiva) da solução criada aos quase 70 jurados da maratona.

Das 66 soluções apresentadas, o projeto que ganhou o primeiro lugar foi o Raízzes, que visa agenciar o turismo de base comunitária de forma sustentável e consciente das comunidades quilombolas. A aluna da especialização em Ciências de Alimentos com ênfase em Cacau e Chocolate do IF Baiano – Campus Uruçuca, chef de cozinha, professora universitária e consultora na área de gastronomia, Merice Rocha, compõe a equipe idealizadora da proposta campeã e nunca tinha participado de uma maratona antes. “Até então, [esse tipo de evento] não era meu perfil de atuação. Eu sou uma pessoa muito do presencial, era quase analógica para algumas coisas”, afirma a chef, que soube do evento em uma disciplina da especialização e resolveu participar sem grandes pretensões de ganhar o prêmio.

Chef de cozinha e aluna do IF Baiano, Merice Rocha, compõe a equipe vencedora da Maratona

A equipe composta por duas pessoas da área de gastronomia, uma de negócios, uma de turismo e a outra de tecnologia da informação foi formada com a ajuda dos mentores, responsáveis por auxiliar os participantes na imersão, por afinidade com o tema Turismo de Base Comunitária (TBC). A partir das experiências e vivências dos integrantes do grupo é que o time chegou à proposta de trabalhar com comunidades quilombolas. Merice havia tido uma experiência com TBC em 2018. Ela e outra colega de equipe também tinham vivências na área de gastronomia com comunidades quilombolas e conheciam as riquezas culturais e necessidades dessas comunidades. Foi aí que chegaram à ideia de criar uma plataforma digital de turismo de base comunitária voltada para quilombos.

Atualmente, a equipe está estudando as necessidades das comunidades quilombolas e trabalhando no desenho e aperfeiçoamento do produto. Para a chef de cozinha, o evento foi muito proveitoso, pois em sua área de atuação como consultora técnica em gastronomia e cozinha ela já praticava alguns dos conceitos da área de tecnologia ensinados no evento sem ter um conhecimento mais aprofundado e específico sobre eles. “Eu achei o evento muito rico, interessante e instrutivo para minha área de ação”, afirma.

Aceleração pelo IF Mais Empreendedor

O projeto Raízzes é uma das 20 soluções da Maratona que serão aceleradas pelo IF Mais Empreendedor através das equipes de trabalho coordenadas pelos docentes do IF Baiano, Ivan Pereira e Tatiana Reis, do Campus Uruçuca, Lucas Landim, do Campus Guanambi, e Aleciane Moreira, do Campus Itaberaba. Eles coordenam respectivamente os projetos de consultoria a micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais: Articulação Territorial para fortalecimento das micro e pequenas empresas do Litoral Sul Baiano; Gestão Empreendedora Feminina; Planejamento Estratégico Empreendedor para enfrentamento dos Impactos Pandêmicos; e Desafios de Implementar Novas Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável nas Micro e Pequenas Empresas do Alto Sertão Produtivo.

Segundo o professor Ivan Pereira, a parceria entre os projetos do programa IF Mais Empreendedor com a Maratona Territórios do Brasil vai conectar as empresas previamente cadastradas nos projetos, os estudantes bolsistas do programa e as equipes selecionadas na Maratona, através de atividades de consultoria, oficinas e encontros virtuais de planejamento. “Ganha a empresa que foi selecionada pelo IF Mais, ganha time [da Maratona] e ganha o bolsista. O professor treina, o estudante é capacitado, as empresas e os times também”, explica o docente.

Saiba mais sobre a Maratona Territórios do Brasil.