Além do cadastro, a visita incluiu o mapeamento de parcerias e espaços para aprendizagem
Na última quinta-feira, 27, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), esteve na Associação Empoderadas de São Tomé, localizada em São Tomé de Paripe, em Salvador, com o objetivo de realizar cadastro e pesquisa socioeconômica de mulheres interessadas nos cursos de formação em Costura e Salgadeira, oferecidos pelo Programa Mulheres Mil. Durante a visita, cerca de 40 mulheres se cadastraram.
A ação teve como intuito mapear o perfil do público-alvo dos cursos, garantindo que as capacitações atendam às necessidades específicas da comunidade local.
No mesmo dia, a equipe da Proex também esteve no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paripe, onde apresentou uma proposta de parceria para o oferecimento de formação de pessoas atendidas e que trabalham no CRAS. Na ocasião, discutiu-se a possibilidade de oferecer formação a pessoas em situação de vulnerabilidade em diversas áreas produtivas, além do papel do CRAS na mobilização do público-alvo.
A agenda incluiu ainda uma visita a uma igreja local. Nesta etapa de planejamento de ações do Programa Mulheres Mil, o IF Baiano busca identificar espaços de aprendizagem, que possam garantir um ambiente acolhedor e ampliar o acesso à qualificação profissional para as mulheres da região. ”Buscamos espaços como igrejas, associações, entre outros, a fim de ofertar formações nas mais diversas áreas, para a população produtiva de todo o subúrbio ferroviário”, ressaltou a coordenadora geral de Qualificação Profissional do IF Baiano, Uilma Reis.
Para as mulheres da comunidade, a oferta dos cursos representa oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho. A moradora Martinha dos Santos, 65 anos, destaca a relevância da formação para o crescimento pessoal: “Sempre quis aprender costura. Espero que essa oportunidade me ajude a desenvolver novas habilidades e a melhorar minha vida”.
Outra moradora cadastrada, Luciele Araújo, 20 anos, vê a capacitação como um passo fundamental para sua profissionalização: “Espero adquirir experiência e me qualificar para entender melhor meus direitos e construir um futuro mais seguro e estável”.
Criado pelo Ministério da Educação e regulamentado pela Portaria MEC nº 725, de 13 de abril de 2023, o Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover inclusão social e econômica por meio da qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, garantindo cursos gratuitos e direcionados às demandas do mercado de trabalho.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br