Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano vence etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação com projeto criado por servidora
Atualizado em 4 de janeiro de 2022 às 16h52 | Publicado em 4 de janeiro de 2022 às 16h40

Bianca Ferreira Brito foi primeiro lugar na categoria Profissional de Comunicação, com o projeto “Papo Ciência”

Compartilhe nas redes sociais:

Com o projeto “Papo Ciência”, o IF Baiano venceu a etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação 2021, na categoria Profissional de Comunicação, representado pela servidora e idealizadora do projeto, a jornalista Bianca Ferreira Brito.

Na primeira etapa, todas as fundações de amparo à pesquisa dos estados indicaram um profissional de comunicação para concorrer ao prêmio nacional, que homenageia o professor Francisco Romeu Landi. Na Bahia, a seleção ficou a cargo da Fapesb que, por meio do Edital nº 006/2021, escolheu seis pesquisadores com trabalhos de grande potencial.

O “Papo Ciência” é uma série de programas de jornalismo científico, no formato de áudio e vídeo, veiculada na TV Bem Baiano (canal do Instituto no YouTube) e nos principais players de podcast, com o apoio do CNPq, agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

De novembro de 2019 a junho de 2020, seis programas do podcast debateram a ciência a partir de temas de interesse global, fomentando a divulgação científica e popularizando a ciência para públicos não especialistas.

Em solenidade no último 14 de dezembro, no Espaço Lazareto – sede da Fundação, Bianca, acompanhada da pró-reitora de Pesquisa e Inovação Luciana Mazzutti, recebeu uma placa em alusão ao Prêmio da etapa estadual. Bianca, com o Papo Ciência, representou a Bahia na etapa nacional do Prêmio Confap.

Fundamental. É como a jornalista do IF Baiano define a necessidade de valorização de projetos de divulgação científica. E foi essa perspectiva que a levou ao primeiro lugar em uma das categorias da seleção estadual.

Democratização do conhecimento

“Fiquei feliz com o reconhecimento do projeto que desenvolvemos, que envolveu o trabalho de toda a equipe da Diretoria de Comunicação do IF Baiano”, comemorou Bianca, ressaltando os diferentes trabalhos – do pensar a produção do conteúdo ao contato com os pesquisadores. Da produção executiva à técnica, filmagem, captação de áudio e edição. E, claro, o trabalho na comunicação e divulgação para que o conteúdo chegasse ao maior número de pessoas.

A jornalista também agradeceu aos gestores e pesquisadores do IF Baiano e de outras instituições do estado, que acreditaram e atuaram no projeto, seja como consultores sobre temas específicos, seja como entrevistados.

“Enquanto instituição, precisamos reforçar o conhecimento que produzimos, o trabalho sério que realizamos. E o Papo Ciência é um projeto que caminha nesse sentido – ele apresenta pesquisas e pesquisadores, e de uma forma que chega a pessoas de fora e de dentro da academia”, acrescentou a idealizadora.

Para Luciana Mazzuti, pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, “é merecido o reconhecimento da atuação profissional da jornalista e servidora, no tocante à divulgação científica, pelo trabalho realizado de modo inovador e em prol da democratização do conhecimento, a partir de uma comunicação dialógica”. Essa satisfação é traduzida por Mazzuti como gratidão pelo comprometimento com uma comunicação de qualidade.

A indicação também configura como um marco de visibilidade para o Instituto, como observa a pró-reitora. “É inédito para o IF Baiano. Com essa indicação, estamos ao lado de profissionais da UFBA e da Bahiana, em outras categorias, e sendo os únicos representantes dos institutos federais que atuam na Bahia”.

Novos Episódios

Em 2021, o Papo Ciência lançou dois episódios extras: o programa n° 07 – Autodeclaração Racial e Cotas, e o episódio 08 – Educação Antirracista. Os programas temáticos foram divulgados em novembro, em celebração ao Mês da Consciência Negra.

Confira a lista de episódios disponíveis. No YouTube, o projeto tem sua acessibilidade garantida, com a tradução de todo o conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais, além de legendas em português e inglês.

01: Segurança Alimentar e Nutricional
02: Bioprodutos
03: Óleo no litoral brasileiro
04: Mulheres na ciência
05: Mudanças Climáticas
06: Pandemia e Meio ambiente
07: Autodeclaração Racial e Cotas
08: Educação Antirracista

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br