IF Baiano transforma aparelhos de TV Box apreendidos pela Receita Federal em computadores para escolas públicas
Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 15h02 | Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 15h02

Todos os anos a Receita Federal apreende centenas de parelhos de TV Box que seriam utilizados para burlar o mercado de TVs por assinatura, o conhecido “gatonet”. Esses aparelhos eram encaminhados para os depósitos para serem destruídos pela Receita Federal. Mas agora, por meio de uma parceira entre o Instituto Federal Baiano e a Receita, estes aparelhos estão sendo transformados em computadores para estudantes de escolas públicas municipais em Valença, cidade localizada na Costa do Dendê na Bahia.

As Tvs Box chegaram ao IF Baiano em julho, através de parceria firmada entre o Instituto e Receita Federal em março deste ano. Rapidamente, os vários objetos recebidos tornaram-se insumos de pesquisas. No caso específico das TV Box, a pesquisa é desenvolvida pelo professor da área de Informática, Gustavo Sabry.

Os objetos apreendidos pela Receita Federal têm três possibilidades de destinação: leilão, destruição e doação a órgãos públicos e organizações civis sem fins lucrativos.  Para o professor Gustavo Sabry é muito importante tirar de aparelhos tecnológicos o máximo de aproveitamento para que não se tornem lixo eletrônico. “Esta parceria é extremamente importante para reaproveitarmos aparelhos eletrônicos e transformá-los em um produto que pode ser utilizado pela sociedade, no caso, em computadores para escolas públicas. Fica evidente que a parceria entre a Receita Federal, IF Baiano e a Prefeitura Municipal de Valença só traz benefícios, tanto para o Meio Ambiente quanto para a Educação”, explica.

De acordo com o Auditor-Fiscal, titular da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, a parceria é fruto do programa Receita Cidadã, que, entre outras ações, destina produtos de circulação proibida no mercado a instituições que dão a eles uma utilização social. “Assim, nós transformamos algo que iria para uma destruição em um produto útil, contribuindo, assim, com uma gestão ambiental e maior responsabilidade social pelas nossas ações.

Para o reitor, Aécio José Duarte, é  importante ressaltar a busca que o IF Baiano tem feito de se aproximar das Instituições e dos diversos órgãos para ser visto e conseguir interagir de forma positiva. “[É interessante] visualizar que a apreensão feita pela Polícia Federal pode gerar benefícios para o processo educacional… Essa transformação desse material, que traz um dado negativo nacional, se transforma em algo amplamente positivo dentro dos nossos cursos, dentro das nossas formações. O aluno visualiza a atividade de apreensão e atividade de  combate ao tráfico com outros olhos”, afirma o reitor.

Ele ressalta ainda o fato de o IF Baiano ser a ponte para esse material chegar aonde ele precisa chegar –  comunidades de baixa renda, comunidades tradicionais, escolas, municípios. “É essa busca  de interagir também com a parte da sociedade que mais precisa, que está sendo evidenciado em Valença”, conclui.