IF Baiano será representado na condução da tocha olímpica
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h29 | Publicado em 18 de maio de 2016 às 12h12

18/5/2016 – Servidores e estudantes participam do revezamento em cidades do interior da Bahia

Nos dias 19, 20 e 22 de maio, o IF Baiano será representado no revezamento das Olimpíadas 2016. Estudantes e servidores foram selecionados para conduzir a tocha olímpica nas cidades de Teixeira de Freitas, Itapetinga e Valença.

Para a estudante do curso Técnico em Agropecuária, do Campus Itapetinga, Hellen Silva, ter sido selecionada superou suas expectativas. “A realização estudante_hellen_tocha_olimpicadas Olimpíadas, no Brasil, é um momento único e de grande importância para o país. Poder fazer parte de um evento que possui tanta significância, como o revezamento da tocha, que representa valores de união, coragem e força, é extremamente gratificante e honroso”, afirmou. Hellen vai conduzir a tocha no dia 20, em Itapetinga. Em Valença, no dia 22, o estudante Ian Sousa, do curso Técnico em Agroecologia, levará a tocha.

Os estudantes foram selecionados através de um concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, promovido pelo MEC e a escolha dos Campi em cada cidade aconteceu com base no desempenho do Enem 2015. Os servidores foram escolhidos por indicação. “A escolha do IF Baiano Campus Itapetinga revela o esforço e dedicação de toda comunidade acadêmica no desenvolvimento de suas atividades para primar pelo cumprimento da missão principal dos Institutos Federais que é ofertar um ensino de qualidade e pela nossa atuação mais efetiva junto à sociedade, nas atividades de extensão e pesquisa”, afirmou a diretora do Campus Itapetinga, Lizziane Batista.

Como representantes dos servidores federais e do IF Baiano, conduzirão a tocha os professores Cleber Figueiredo e Rodrigo Carvalho, em Teixeira de Freitas, no dia 19, quando inicia o revezamento na Bahia. Para o professor Rodrigo, conduzir a tocha “nos dá um sentimento de plenitude e reconhecimento do dever cumprido dentro da educação física e do esporte”.

projeto_karate-do_professor_cleberJá para o professor Cleber, acostumado com provas de corrida (pratica atletismo), o esporte promove o “fortalecimento do espírito, da personalidade, melhora física e mental, qualidade de vida e promoção da saúde”. Ele disse que se sente “lisonjeado em poder participar desse ritual”. O professor Cleber desenvolve há cinco anos, no IF Baiano, o projeto Karatê-Do Tradicional, no qual cerca de 400 crianças, na região de Valença, já foram beneficiadas.

Tocha Olímpica: Símbolo dos jogos, representa a paz, união e amizade. Através dela, a chama é passada de um condutor para outro até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, em 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Na Bahia, o revezamento inicia em Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira (19), e finaliza em 27 de maio, percorrendo 27 cidades baianas.

Fotos: Arquivo Pessoal da estudante Hellen Silva e do professor Cleber Figueiredo

Siga a Tocha

Participação do IF Baiano na condução da tocha:
Dia 19 – Teixeira de Freitas (Siga a Tocha)
Professores: Cleber Figueiredo
Rodrigo Carvalho
Dia 20 – Itapetinga (Siga a Tocha)
Estudante: Hellen Silva – Curso Técnico em Agropecuária – IF Baiano Campus Itapetinga
Dia 22 – Valença (Sigaa Tocha)
Estudante: Ian Sousa – Curso Técnico em Agroecologia – IF Baiano Campus Valença
 —