Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano selecionará 70 novos monitores bolsistas
Atualizado em 21 de outubro de 2021 às 19h16 | Publicado em 21 de outubro de 2021 às 19h16
Compartilhe nas redes sociais:

O Programa de Monitoria do IF Baiano fará nova seleção de monitores para preencher 70 vagas, distribuídas nos 14 campi da instituição. Cada campus realizará sua seleção e lançará edital específico. As inscrições acontecerão no período de 25 de outubro até 01 de novembro, através dos e-mails disponibilizados pelas comissões de cada campus.

O Programa de Monitoria é compreendido como uma atividade acadêmica para a melhoria do ensino dos cursos técnicos de nível médio e dos cursos de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências educacionais, a articulação entre teoria e prática, bem como a integração curricular em seus diferentes aspectos. O programa destina aos monitores (estudantes regularmente matriculados em cursos Técnicos de Nível Médio e cursos de Graduação) bolsa no valor de R$ 100,00. Os estudantes selecionados precisam dedicar às atividades de monitoria uma carga horária de 8 a 10 horas semanais.  

A monitoria tem como objetivos estimular a participação de estudantes em todas as etapas do processo educacional, bem como fortalecer seu vínculo com a vida acadêmica do IF Baiano; contribuir com as atividades de aprimoramento do aprendizado do(a) estudante; pesquisar novas metodologias de ensino adequadas às especificidades do componente curricular do programa; contribuir, através da formação de monitores(as) de ensino para a difusão do conhecimento e desenvolvimento humano e tecnológico; possibilitar a construção de conhecimentos através da interação entre os(as) estudantes; desenvolver o processo de ensino-aprendizagem do(a) discente no campo do ensino, relacionando teoria e prática; e aperfeiçoar o itinerário formativo dos(as) discentes ao proporcionar a contextualização de diferentes saberes. 

Para selecionar os candidatos, as Comissões Locais considerarão: o histórico escolar do(a) estudante; e/ou entrevista a ser realizada na data especificada no cronograma do Edital; e/ou avaliação escrita ou prática. As seleções irão ocorrer no período de 08 a 11 de novembro.  A vigência do Termo de Compromisso para os bolsistas será de novembro de 2021 a maio de 2022, podendo ser prorrogada por mais 4 (quatro) meses.

Confira o quadro de vagas por campus e mais detalhes sobre o Programa de Monitoria no edital.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br