IF Baiano selecionará 14 projetos de extensão tecnológica para apoio financeiro
Atualizado em 14 de outubro de 2021 às 16h27 | Publicado em 13 de outubro de 2021 às 12h20

As propostas devem ser submetidas, via Plataforma SUAP no período de 18 de outubro a 06 novembro.

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal Baiano divulgou na última segunda-feira (11) o edital de Extensão nº 138/2021 que selecionará projetos de extensão tecnológica para apoio financeiro de custeio, capital e bolsas. Serão selecionados 14 projetos que proponham atividades de caráter educativo, científico, tecnológico, cultural, esportivo ou artístico, a serem desenvolvidos pelo IF Baiano em prol da comunidade e em parceira com ela, contribuindo para a formação cidadã e apoiando a articulação Instituto-sociedade. As propostas devem ser submetidas, via Plataforma SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) no período de 18 de outubro a 06 novembro.

As bolsas de extensão tecnológica são de três níveis: Técnico (PET – TEC) – R$ 200,00/mês – 10 horas, para discentes do nível técnico médio; Superior (PET-SUP – 1) – R$ 400,00/mês – 20 horas, para discentes dos cursos de graduação ou pós-graduação; e Superior (PET-SUP – 2) – R$ 800,00/mês – 40 horas, para discentes dos cursos de graduação ou pós-graduação.

As atividades vinculadas aos projetos deverão contemplar soluções de problemas reais, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos de impacto econômico ou social. Os projetos deverão ocorrer no prazo máximo de até 12 (doze) meses.

Podem propor e coordenar os projetos servidores graduados (docentes e técnico administrativos) que fazem parte do quadro efetivo do IF Baiano, desde que não estejam usufruindo de qualquer tipo de afastamento ou licença previsto na legislação vigente. Os bolsistas devem, entre outros requisitos listados pelo edital, estar em dia com suas obrigações estudantis junto ao IF Baiano, ter coeficiente de desempenho igual ou superior a 6,0 e apresentar tempo disponível para se dedicar às atividades do projeto.

A comissão de avaliação considerará como critérios para julgar os projetos: estruturação da proposta; experiência do proponente em coordenação de projetos de extensão voltados para demandas comunitárias; aderência da proposta ao aspecto territorial e seus respectivos setores produtivos, a ser verificada na justificativa e na metodologia do projeto apresentado; impacto social da proposta; e, por fim, indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão (vinculação da proposta aos cursos ofertados pela Unidade e articulação com a pesquisa). O resultado preliminar está previsto para ser publicado no dia 29 de novembro, no portal do IF Baiano.