IF Baiano seleciona projetos com foco no ensino de programação aplicada
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h13 | Publicado em 29 de abril de 2021 às 12h03

Cada uma das cinco ações extensionistas deve atender, pelo menos, 280 estudantes das redes públicas de ensino

O IF Baiano, através do Edital n° 34/2021 da Pró-reitoria de Extensão (Proex), selecionará até cinco projetos voltados à iniciação tecnológica para o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. A Proex receberá as submissões de propostas de 29 de abril até o dia 19 de maio, através do e-mail cppex@ifbaiano.edu.br.

A seleção interna faz parte do Chamamento Público IFES nº. 01/2021, fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, que selecionará 60 projetos em todo o país. Cada proposta selecionada receberá financiamento total de R$90.083,33; R$ 45.083,33 destinados à infraestrutura e R$ 45.000 para o pagamento das bolsas.

A iniciativa visa promover a participação de servidores e estudantes do IF Baiano no desenvolvimento de projetos de iniciação e extensão tecnológicas, objetivando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, especialmente as associadas à programação e a disseminação junto à comunidade local do saber tecnológico e suas aplicações. A ideia é que estudantes das redes estadual e municipais de ensino possam desenvolver habilidades iniciais e competências em tecnologia e despertem o interesse pela área de programação.

Cada projeto deverá prever o atendimento a, no mínimo, 280 beneficiários e cada beneficiário deverá ser atendido por, no mínimo, 20 horas de atividades. Os projetos realizarão capacitação teórico-prática, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, Softwares, kits de robótica.

As equipes executoras dos projetos poderão ser constituídas pelos seguintes integrantes

bolsistas: Coordenador, Extensionista, Colaborador Externo e Monitores. A participação do coordenador e de, pelo menos, dois estudantes bolsistas é obrigatória para a composição da equipe. O extensionista auxiliará as atividades a serem desenvolvidas no projeto e deverá ser um servidor do IF Baiano, já o colaborador externo, que também auxiliará as atividades, deverá ser um profissional graduado, vinculado à escola parceira do projeto.

Segundo e edital, os projetos devem contribuir para a formação cidadã dos participantes, habilitando-os a atuar de forma criativa, por meio do uso da tecnologia, para a resolução de problemas reais do mundo do trabalho e de suas comunidades. Além disso, as iniciativas contribuirão para o estabelecimento de parcerias entre o IF Baiano e as secretarias municipais e estadual de educação e irão promover a divulgação da educação profissional e tecnológica junto a professores e estudantes do ensino fundamental das redes públicas de ensino e à comunidade local, de forma a atrair esses estudantes para o IF Baiano e para a área de tecnologia.

Acompanhe o processo seletivo nesta página!