Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano seleciona membros do Comitê de Ética em Pesquisa
Atualizado em 17 de agosto de 2020 às 16h11 | Publicado em 17 de agosto de 2020 às 15h14
Compartilhe nas redes sociais:

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação está com chamada pública aberta para seleção de membros titulares e suplentes do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (CEPSH/IF Baiano). O Comitê será composto por no mínimo seis membros internos titulares e seis suplentes, de diferentes áreas do conhecimento. A chamada busca compor um colegiado multiprofissional e transdisciplinar e estará com inscrições abertas entre 18 e 31 de agosto, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

O CEPSH será registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa –Ministério da Saúde (CONEP/MS) e constitui-se como um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo, autônomo, normativo e educativo nas questões éticas relacionadas às pesquisas envolvendo seres humanos, individual ou coletivamente, de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e outras instituições. O Comitê visa defender a integridade e dignidade dos participantes da pesquisa e contribuir para que a mesma se desenvolva dentro de padrões éticos.

Podem candidatar-se ao CEPSH servidores efetivos do IF Baiano com comprovada experiência em pesquisa, currículo Lattes atualizado nos últimos três meses, não vinculados a cargos de direção. Os selecionados dedicarão no máximo 4 horas de atividades semanais ao trabalho que é considerado prestação de relevante serviço público e não é remunerado. As inscrições acontecem via SUAP e o edital detalha o passo a passo.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Mazzutti, a comunidade acadêmica tem demostrado satisfação com a criação do CEPSH do IF Baiano, já que, até então, a instituição recorria aos comitês do Instituto Federal da Bahia, da Universidade Federal da Bahia ou de outras instituições cadastradas no CONEP para analisar suas pesquisas. Para a pró-reitora, a presença do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos no IF Baiano é necessária para que seja inserida uma cultura de trabalhos acadêmicos feitos seguindo as diretrizes do CONEP, o que ela avalia positivo para a instituição que realiza pesquisas relevantes seja na Iniciação Científica, na Inovação e/ou Pós-graduação.

Os trabalhos a serem avaliados pelo Comitê não se limitam a atividades de pesquisa, há projetos de ensino e de extensão que também devem atentar para a necessidade dessa permissão especial. Pesquisadores e alunos devem estar envolvidos para seguir estudos que tenham objetivos claros e que possam ser concretizados com ética e método. “O CEPSH exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores do IF Baiano, além de promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade. Por fim, a implantação do CEPSH vai ser essencial para os pesquisadores adequarem os trabalhos às normas vigentes e o usuário, por sua vez, que vai participar, terá como acompanhar o uso das informações fornecidas”, afirma Luciana Mazzutti.

Para mais informações sobre a seleção, os interessados devem consultar o edital e seus anexos disponíveis na página Concursos e Seleções.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br