Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano segue com campanha de arrecadação e distribuição de donativos para as vítimas das chuvas
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 08h53 | Publicado em 11 de janeiro de 2022 às 09h55
Compartilhe nas redes sociais:

Desde os últimos dias do ano de 2021, o IF Baiano vêm se mobilizando para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que devastaram o Sul e Sudoeste da Bahia, mediante o recebimento e o transporte de donativos. No dia 30 de dezembro de 2021, doações arrecadadas na Reitoria foram transportadas pelo campus Senhor do Bonfim até Ubaíra e Santa Inês, cidades fortemente atingidas pelas enchentes.

Nos dias 3 e 4 de janeiro, dois caminhões deixaram a Reitoria do IF Baiano, transportando mais donativos arrecadados nessa unidade e também no shopping Paralela, pela Chamada Solidária, em Salvador, até as cidades de Valença, Itapetinga e Uruçuca. O Campus Guanambi também arrecadou doações junto a instituições parceiras e mobilizou um caminhão para entregá-las em Itapetinga e Uruçuca.

Os campi Uruçuca, Itapetinga, Valença, Santa Inês e Teixeira de Freitas, unidades localizadas em regiões atingidas, estão apoiando as Prefeituras dos Municípios no acolhimento às famílias desabrigadas; realizando campanha de arrecadação de colchões, material de limpeza, alimentos e roupas; fazendo doações de água sanitária, desinfetante e sabonete líquido produzidos no Campus Catu; e prestando apoio logístico aos órgãos de assistência.

O Campus Santa Inês está funcionando como base de apoio para o Corpo de Bombeiros e o Exército no auxílio às vítimas das chuvas na região. Cerca de 70 militares alojaram-se no campus, que também recebeu ambulâncias, carro-pipa, caminhões e guinchos para auxílio aos desabrigados e desalojados. Segundo o pró-reitor de Administração e Planejamento do IF Baiano, Leonardo Carneiro Lapa, ainda não há previsão de data para o fim das arrecadações. “A ideia é que continuemos até que as coisas melhorem nas cidades atingidas.

De acordo com o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o primeiro campus a se mobilizar frente às enchentes foi o de Teixeira de Freitas, no início de dezembro, quando fortes chuvas devastaram cidades no extremo Sul da Bahia. Em seguida, outras cidades baianas foram atingidas por enchentes e até unidades da instituição que não estão em locais atingidos mobilizaram-se. “O IF Baiano é uma instituição educacional que tem a responsabilidade de se integrar à comunidade de forma participativa nesses momentos em que as famílias estão sofrendo. A gente não pode se furtar disso e é importante destacar que imediatamente os campi colocaram toda a sua estrutura à disposição das comunidades para que a ajuda fosse mais efetiva”, afirma o reitor.

Segundo a responsável pela arrecadação dos donativos na Reitoria, Ilma Parisi, a maior necessidade atual é de doação de alimentos e água, pois o último lote de arrecadação foi composto majoritariamente por roupas, sapatos e utensílios domésticos. Para doar, basta se dirigir ao ponto de coleta na Reitoria do IF Baiano, localizada na rua do Rouxinol, nº 115, no bairro do Imbuí, em Salvador.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br