A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) de 2025 será sediada pelos Institutos Federais Baiano e Sertão Pernambucano, com as atividades presenciais acontecendo nos campi Senhor do Bonfim (IF Baiano) e Petrolina (IF Sertão-PE). Uma equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), liderada pelo diretor de Desenvolvimento da Rede Federal e coordenador da OBAP, Marcelo Bregagnoli, esteve nos campi para a assinatura do termo de cooperação e visita técnica às unidades, oficializando o evento no Nordeste, nesta segunda e terça-feira (04 e 05).
Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, a oportunidade de sediar a OBAP é um marco importante: “É um grato desafio, pois percebemos que, apesar da relevância do evento, nunca houve uma edição no Nordeste. Nosso Instituto tem forte atuação na área das ciências agrárias, então nos empenhamos para trazer o evento a um de nossos campi. Convidamos o IF Sertão para dividir essa realização, e estamos muito felizes e empenhados em fazer uma grande OBAP.”
A OBAP é uma competição científica organizada pelo IFSULDEMINAS que visa promover o interesse em carreiras técnico-científicas no setor agropecuário entre estudantes de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais. Com duas fases (virtual e presencial), a olimpíada desafia os participantes em provas teóricas e práticas que incentivam o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agropecuário.
O reitor do IF Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho de Alencar, celebrou a parceria e destacou a relevância de sediar a OBAP na região: “É uma situação que nos deixa muito felizes. A OBAP é um evento nacional que envolve alunos de vários cursos voltados para a agropecuária, como técnica agropecuária e alimentos. Essa parceria entre o IF Sertão e o IF Baiano permite que, pela primeira vez, possamos trazer esse grandioso evento para o Nordeste, reunindo alunos de todo o país e fortalecendo nossas instituições.”
Marcelo Bregagnoli, da SETEC/MEC, enfatizou o impacto positivo que a OBAP traz às instituições e às regiões em que ocorre. “Uma vez que a OBAP é sediada, a instituição passa a incorporar conceitos essenciais, como a reanálise e o fortalecimento de atividades práticas. Isso não só estimula a instituição, mas também a região, promovendo uma reflexão sobre o ensino técnico profissionalizante nas ciências agrárias, além de fortalecer a formação prática dos estudantes.”
De acordo com Sidynara Ferreira, coordenadora adjunta da OBAP, o campus Senhor do Bonfim possui toda a infraestrutura necessária para realizar uma Olimpíada do porte da OBAP. “Ele traz nuances muito maiores do que a gente esperava, tem uma estrutura tanto Zootécnica quanto Agrícola e vai nos dar a oportunidade de fazer as provas práticas juntamente com as teóricas”, explica.
Para o pró-reitor de Extensão, Luís Gomes, a vinda da OBAP para o Nordeste vai fortalecer a região e mostrar aos IFs de todo o Brasil como o Nordeste produz e lida com a agropecuária de modo geral. “Essa troca cultural e de experiências é muito importante”, afirma.
A expectativa para o evento em 2025 é alta, com a presença de alunos de diferentes regiões do Brasil, que terão a oportunidade de trocar experiências e expandir seus conhecimentos na área agropecuária.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br