IF Baiano promove encontro nacional sobre educação e diversidade étnica
Atualizado em 20 de setembro de 2018 às 16h55 | Publicado em 20 de setembro de 2018 às 16h54

Atividades acontecem de 26 a 28 de setembro em Salvador, Bahia.

Entre os dias 26 a 28 de setembro, pesquisadores, educadores, estudantes e demais interessados na temática da educação para as relações etnicorraciais de instituições de ensino superior do país reúnem-se em Salvador para discutir e trocar experiências a partir do tema “Educação e Diversidade Étnica”.

A iniciativa é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) que promove o 4º Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal (ENNEABI) e, concomitantemente, o 2° Encontro da Rede de NEABI do IF Baiano (RENEABI). As atividades serão realizadas na Reitoria do IFBA, localizada na Av. Araújo Pinho, nº39, Canela, Salvador – BA.

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Rede Federal e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) têm como objetivo fomentar discussões e promover ações relacionadas à diversidade e a proteção de direitos de pessoas e grupos étnicos atingidos por atos discriminatórios, a exemplo do racismo, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os eventos paralelos trazem uma programação de palestras e sessões temáticas com temas como implementação de cotas raciais, etno conhecimento e práticas pedagógicas, racismo, educação indígena, dentre outros.

Também estão previstos momentos formativos para troca de experiências, debates e discussões sobre a popularização das ciências relacionadas à implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 (que regulamentam o ensino de História da África, Cultura Afrobrasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares), no intuito de oferecer subsídios didáticos, teóricos e práticos que contribuam para sua efetivação.

A programação completa e mais informações no site do evento. O 4° ENNEABI e o 2° RENEABI têm apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/Negras (ABPN).