Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
IF Baiano se destaca na Fenagro 2024 com prêmios, inovação e sustentabilidade
Atualizado em 9 de dezembro de 2024 às 12h44 | Publicado em 9 de dezembro de 2024 às 10h56
Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) marcou presença na Fenagro 2024, realizada no Parque de Exposições de Salvador, com um stand informativo que apresentou as principais ações da instituição nas áreas de pesquisa, extensão e ensino.

Durante o evento, o IF Baiano recebeu reconhecimento no concurso de animais nas categorias Dorper e Santa Inês, destacando a qualidade dos rebanhos ovinos do campus Guanambi. O coordenador de Unidades Educativas de Campo do campus Guanambi, Ancilon Araújo e Silva Júnior, lidera o projeto responsável pelos premiados rebanhos.

O pró-reitor de extensão do IF Baiano, Luís Henrique Gomes, ressaltou a relevância da presença da instituição na Fenagro, destacando sua contribuição para o setor agropecuário e agroindustrial. “É importante a participação do Instituto Federal Baiano nas suas atividades de pesquisa, extensão e ensino na Fenagro, por ser a instituição pública federal no Brasil, com sede na Bahia, a maior que trabalha com todos esses aspectos da linha de produção, tanto na parte da agropecuária, tanto de corte quanto de leite, como também em tudo aquilo que é produzido com os materiais para a agroindústria. Então, por ser uma instituição de referência em nível nacional, se torna importante a participação do Instituto Federal Baiano neste cenário de agricultura de agropecuária no Nordeste, que é a Fenagro”, afirmou.

Cozinha sustentável surpreende visitantes

Estudantes do campus Alagoinhas também conquistaram os olhares do público ao apresentarem receitas sustentáveis e criativas, como churros de aipim e brigadeiro de casca de banana. Esses produtos, elaborados pela turma de formandas em Técnica de Agroindústria, têm como foco o reaproveitamento de alimentos.

“A ideia surgiu para a finalização do nosso curso, nós teríamos que criar um produto que fosse algo inovador e veio essa ideia de fazer churros, que é algo doce, que todo mundo gosta, porém a gente queria algo diferenciado. Então criamos um churros à base de aipim. É um produto zero glúten e zero lactose”, contou a estudante Silvana Almeida em entrevista ao jornal A Tarde.

O reitor do IF Baiano, Aécio José Araújo Passos Duarte, enalteceu o trabalho dos estudantes. “Educação só se faz com contexto, e a participação desses alunos aqui na verdade é uma culminância dos trabalhos que eles já fazem no laboratório das aulas práticas de agroindústria, e trazer esses produtos, dando oportunidades para que eles mesmo apresentem no ambiente de visibilidade como a Fenagro é o contexto que eles precisam para viabilizar qual a profissão que eles terão”.

IF Baiano expõe produtos derivados de vinho

Uma iniciativa do campus Alagoinhas também chamou atenção na Fenagro: a exposição de produtos derivados de vinhos cedidos pela Receita Federal. O material, proveniente de garrafas apreendidas, foi descaracterizado para eliminar o álcool e transformado em alimentos como geleias, barras de cereais, pães, kombucha e iogurte.

A professora Gleice Pacheco, responsável pelo projeto, destacou que a iniciativa foi viabilizada por meio do Edital de Pesquisa Ciência por Elas, com o tema “Mãos femininas construindo mudança de vida”, voltado para a valorização de alimentos produzidos a partir de resíduos agroindustriais. “Após a completa evaporação do álcool, foram compostas várias formulações de diferentes produtos, como geleias, barras de cereais, pães, kombucha e iogurte, que foram degustados no stand do IF Baiano”, detalhou a professora Gleice Pacheco.

O projeto contou com o apoio do pró-reitor de pesquisa, Rafael Trocoli, que destacou a importância de parcerias como essa para fortalecer a pesquisa aplicada. Os produtos foram desenvolvidos nas aulas práticas e apresentados no stand do IF Baiano, onde também foram degustados pelos visitantes.

Inovação tecnológica com a Cicatribio

Outro destaque do stand foi a apresentação da Cicatribio, a primeira startup vinculada ao IF Baiano. Por meio de pesquisa realizada no campus Catu, com a orientação do professor Saulo Capim, foi desenvolvido um gel cicatrizante, feito com látex de mangaba, voltado para o mercado veterinário, que promete cicatrizar feridas entre 2 e 10 dias. O produto conta com um aplicativo integrado, que utiliza inteligência artificial para monitorar o tratamento em tempo real.

Com iniciativas como essas, o IF Baiano reafirma sua importância na formação de profissionais e no desenvolvimento de soluções inovadoras para o campo e a agroindústria, consolidando seu papel na Fenagro como um dos principais protagonistas do agronegócio sustentável na Bahia.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br