Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano se destaca em eventos nacionais e internacionais de Física, Astronomia e Astronáutica
Atualizado em 29 de dezembro de 2022 às 14h09 | Publicado em 10 de maio de 2021 às 11h36

Ao todo, os estudantes de três campi da instituição receberam 83 premiações

Compartilhe nas redes sociais:

A Astronomia, ciência que estuda o Universo, é considerada por muitos estudiosos a mais antiga das ciências. Com o avanço das tecnologias, o conhecimento nessa área vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Mesmo assim, ainda há muito o que responder e o que perguntar sobre o nosso Universo. O IF Baiano estimula seus alunos e alunas a questionarem sobre o tema e a participação da instituição em eventos de Astronomia é um dos caminhos dessa busca por respostas. Em 2020, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia, os discentes do IF Baiano se engajaram em importantes eventos da área e conquistaram medalhas para a instituição.

A participação dos campi Catu, Bom Jesus da Lapa e Santa Inês na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Mostra Brasileira de Foguetes Real (MOBFog) e na Mostra Brasileira de Foguetes Virtual trouxe para a instituição 79 medalhas, das quais, seis foram de ouro (quatro na MOBFog Real, conquistadas pelo Campus Catu, e duas na MOBFog Virtual, conquistadas pelo Campus Bom Jesus da Lapa). Além disso, o IF Baiano chegou a conquistar quatro chaves de cobre na 4ª Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IphCO).

Adaptações na pandemia

Para realizar esses eventos no contexto da pandemia, os organizadores tiveram que fazer algumas adaptações. A Mostra Brasileira de Foguetes, por exemplo, incluiu uma modalidade de lançamento virtual, realizada através do aplicativo gratuito Open Rocket, por meio do qual as(os) participantes aprendem a projetar um foguete para que ele atingisse o maior apogeu (altura), medido em metros e indicado pelo próprio app. Visando a capacitação de professores e a motivação dos alunos, a OBA disponibilizou virtualmente seu Planetário Digital Itinerante, transmitindo de maneira lúdica, informações importantes e curiosidades sobre o sistema solar, através de um aplicativo para exploração espacial on-line (Stellarium), executado por uma equipe de profissionais parceira da comissão organizadora.

Foguete virtual do Campus Bom Jesus da Lapa

As equipes pedagógicas dos campi do IF Baiano precisaram empenhar mais esforços na mobilização dos alunos nesta participação em modelo de ensino remoto. A distância física dos estudantes dificultou a divulgação das inscrições, que antes eram feitas em sala de aula, mas as dificuldades não impediram o engajamento dos discentes. O professor de física do Campus Bom Jesus da Lapa, Samir Ferraz, explica que para garantir a participação dos alunos e não perder o prazo de inscrição, o campus optou por inscrever todos os alunos regularmente matriculados e, através da produção de vídeos com tutoriais e informações sobre como participar, conseguiram atrair interessados.

Para Samir, outra dificuldade nesse processo foi criar gatilhos motivacionais para os estudantes em distanciamento social. O grupo de servidores envolvidos no projeto de extensão Jornada Astronômica contornaram esse desafio com a criação de grupo no WhatsApp e página no Facebook sobre as olimpíadas com materiais diversificados de estudo, atividades síncronas de orientação, realização de lives com doutores em astronomia e em física (um deles organizador da OBA), além da aquisição de equipamentos e materiais, suporte técnico e a exibição da Seção Planetária Virtual. Foram três intensos meses entre preparação e participação em eventos de Astronomia.

O aluno João Emanuel Oliveira Bastos, do curso técnico em Agroecologia, que participou do projeto de extensão, foi medalhista de prata na MOBFog Virtual e chave de cobre na Olimpíada Internacional de Física e Cultura. Para ele, foi muito bom participar dos eventos, em especial neste momento de pandemia que o afastou dos colegas e professores. “Eu nem imaginava que nessa modalidade à distância poderia ser tão legal”, revela o aluno. Ele conta que o grupo de estudantes que aceitou o desafio de participar não se deixou desanimar pela pandemia e que, embora competindo entre si, os alunos se ajudavam muito e vibravam com a conquista do outro. “É um processo em que a gente aprende bastante, que a gente consegue se encontrar nesse mundo da física que achamos que não é para nós”, afirma o aluno.

João Emanuel exibe certificação emitida pelo campus com premiação em dois eventos

Envolvimento familiar

Em suas casas, os alunos se comunicavam, compartilhavam informações e colaboravam nas resoluções dos desafios, mas não foi apenas com a colaboração de colegas e servidores que eles contaram. O professor Samir Ferraz revela que se surpreendeu positivamente ao ver outros atores envolvidos na prova de lançamento de foguetes reais, a qual os alunos tiveram que realizar fora do ambiente escolar nesta edição. Ele percebeu nos vídeos que familiares dos alunos filmaram os lançamentos e fizeram a medição do alcance dos foguetes de garrafa pet, movidos por combustível gerado a partir da reação de vinagre com bicarbonato de sódio. “Esses acontecimentos reforçam a importância do tripé ‘escola – família – sociedade’ na formação discente”, explica o professor.

Os alunos do Campus Catu realizaram os lançamentos da MOBFog Real no mês de fevereiro, quando as aulas ainda estavam em modelo presencial. Isso garantiu ampla participação dos alunos que conquistaram 4 medalhas de ouro, 12 de prata e 51 de bronze. O professor de física, Francisco Augusto da Silva Neto, conta que esta foi a terceira participação consecutiva do campus, e que o desempenho dos estudantes foi crescendo a cada ano.“Eu sempre me preocupei em aproximar a minha prática docente com o mundo que o estudante vive, atividades como essa despertam um interesse enorme por parte dos alunos, coisa que é difícil de alcançar ao se utilizar as metodologias tradicionais de ensino”, afirma o professor.

Foguete real do campus Catu

Por que participar de uma olimpíada

O docente Samir Ferraz destaca ainda entre os benefícios da participação nesses eventos para os estudantes, além da possibilidade de compreensão do funcionamento de um foguete, compreender e aplicar conceitos como Centro de Gravidade, Centro de Pressão, Resistência do ar, Hidrodinâmica etc. A MOBFog faz conexões entre a Astrofísica e outras áreas do conhecimento como a Química e a Matemática. E a conexão não fica restrita apenas às áreas de Ciências da Natureza e a Matemática, ressalta o professor, mas também às Ciências Humanas, ao tratar da história e geografia política, no tocante às Guerras Mundiais, por exemplo.

“Acima de tudo, essas olimpíadas de conhecimento são uma oportunidade de revelarmos talentos. Esse tipo de ação pedagógica caminha no sentido da promoção da prática científica, da motivação de futuras(os) cientistas e do desenvolvimento de aprendizagem significativa”, conclui Samir. Ele deixa o convite para que mais estudantes se envolvam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2021 que está com inscrições abertas até 20 de maio. Para saber mais informações e garantir participação, basta acessar o site do evento ou procurar os professores de física dos campi.

Confira a lista de medalhistas do IF Baiano:

Premiados do Campus Bom Jesus da Lapa

Adriane Beatriz Oliveira Leite MOBFog Virtual: Ouro
Iellen Luiza Lino Mendes MOBFog Virtual: Ouro
Ana Carolina Nogueira dos Santos MOBFog Virtual: Prata
Elaine dos Santos Bonfim MOBFog Virtual: Prata
Gabriel da Silva Santos MOBFog Virtual: Prata
João Emanuel Oliveira Bastos MOBFog Virtual: Prata

Gabriel Barbosa de Castro MOBFog Real: Prata
Maria Clara Macedo Lelis MOBFog Real: Bronze

Maria Clara Macedo Lelis – OBA: Prata
Gabriel Da Silva Santos – OBA: Bronze

Adriane Beatriz Oliveira Leite IphCo: Chave de Cobre
Iellen Luiza Lino Mendes IphCo: Chave de Cobre
João Emanuel Oliveira Bastos IphCo: Chave de Cobre
João Marcos Lima Flores IphCo: Chave de Cobre

Classificados para Olimpíada Internacional de Astronomia:
Maria Clara Macedo Lelis
Gabriel Da Silva Santos

Premiados do Campus Catu

Adriel Ramos da Silva MOBFog Real: Bronze
Aliny Pereira dos Santos MOBFog Real: Bronze
Analice Carvalho dos Santos MOBFog Real: Bronze
Andressa Gonçalves de Lima Cerqueira MOBFog Real: Bronze
Anna Clara Araujo de SantanaMOBFog Real: Bronze
Arthur Lobo Trindade Barreto Teles MOBFog Real: Prata
Ayla Jayne Sales da Silva MOBFog Real: Bronze
Bruno Alexandre Rocha Araujo Filho MOBFog Real: Bronze
Bruno dos Santos Pereira MOBFog Real: Bronze
Camile Lima Santos MOBFog Real: Bronze
Camyle Vitória Santos Costa Nunes MOBFog Real: Bronze
Carlos Eduardo Silva Souza de Lima MOBFog Real: Prata
Clara Winny Souza Santos Pires MOBFog Real: Prata
Clarissa de Almeida Barbosa MOBFog Real: Bronze
Darla Evelyn Souza Ribeiro MOBFog Real: Bronze
Dhenefe Maiele Santos da Silva MOBFog Real: Bronze
Emanuellen Guedes Anunciação MOBFog Real: Prata
Enzo Gabriel Lago Santos Medalha MOBFog Real: Prata
Enzo Leal dos Santos Chimada MOBFog Real: Prata
Eric Bispo de Souza MOBFog Real: Bronze
Evellyn Mayle Nascimento de Jesus MOBFog Real: Bronze
Gabrielle Silva de Oliveira MOBFog Real: Bronze
Gustavo Carvalho do Santos Silva MOBFog Real: Bronze
Hian Carvalho Mendes MOBFog Real: Prata
Ingrid da Silva Florentino MOBFog Real: Bronze
Isadora Biraga da Silva MOBFog Real: Bronze
Iza Vitoria Souza dos Santos MOBFog Real: Bronze
Jeanderson Oliveira Santos MOBFog Real: Bronze
Joabe Lima dos Santos MOBFog Real: Prata
João Pedro Oliveira Diogo MOBFog Real: Bronze
Joicilayne Paes dos Santo MOBFog Real: Bronze
Laiza de Jesus Santos MOBFog Real: Bronze
Lara Santos de Oliveira MOBFog Real: Bronze
Lívia Silva Leite MOBFog Real: Bronze
Lucas Bispo da Silva MOBFog Real: Bronze
Lucas de Lima Chikui MOBFog Real: Bronze
Luciana Santos Sampaio MOBFog Real: Bronze
Marcello Augusto Santos Braga do Nascimento MOBFog Real: Prata
Marcio Victor Soares Souza MOBFog Real: Bronze
Marcus Vinicius da Luz Araujo MOBFog Real: Bronze
Mariana Alves de Araujo MOBFog Real: Bronze
Mariana Alves Souza MOBFog Real: Bronze
Mariana Silva Santos MOBFog Real: Bronze
Marilya Mendes Pereira MOBFog Real: Bronze
Marta Gisele Matos Dantas Barreto MOBFog Real: Bronze
Mateus Nepomuceno de Paula Santos MOBFog Real: Prata
Mateus Vinicius Ribeiro Damasceno MOBFog Real: Bronze
Mirelly Barroso Dantas MOBFog Real: Bronze
Pedro Eduardo Santos Silva Matos MOBFog Real: Prata
Pedro Elias de Souza Mercuri MOBFog Real: Prata
Pedro Gabriel Quadros de Jesus MOBFog Real: Ouro
Pedro Lucas Rocha Ferreira MOBFog Real: Ouro
Rafaella Bastos Tavares MOBFog Real: Bronze
Renata de Souza Teodoro MOBFog Real: Bronze
Robson Costa Soares MOBFog Real: Bronze
Rosiele Cotias dos Santos MOBFog Real: Bronze
Shirley Júlia Cavalcante Pereira da Silva MOBFog Real: Bronze
Stefanie Regina de Sena Barreto MOBFog Real: Bronze
Thaian Santos Scavella Leite MOBFog Real: Ouro
Tuane dos Santos Bomfim MOBFog Real: Bronze
Valeria Evelin Santana Soares MOBFog Real: Bronze
Vanessa Oliveira Rodrigues Soares MOBFog Real: Bronze
Victor Augusto Rabelo Ramos MOBFog Real: Ouro
Vitor Iago Sena de Jesus MOBFog Real: Bronze
Vivian Santos MOBFog Real: Bronze
Walquiria Paulo Barros MOBFog Real: Bronze
Yasmin Moura de Almeida Trindade MOBFog Real: Bronze

Premiados do Campus Santa Inês:

Emily Alves Dos Santos – OBA Medalha de Prata
Maria Luiza Mira Alves dos Santos – OBA Medalha de Bronze

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br