Defesa virtual de TCC marca retomada gradual de atividades da Pós-graduação
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h56 | Publicado em 9 de julho de 2020 às 16h59

O IF Baiano decidiu retomar algumas atividades de pós-graduação de forma online, neste período de pandemia. A decisão, que já vinha sendo discutida pelos coordenadores de pós-graduação, docentes e discentes, foi aprovada pelo Consup na última segunda-feira, 6. A retomada foi marcada pela primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) online, realizada nesta terça-feira, 7, pela Especialização em Educação Matemática.

Segundo o Coordenador Geral de Pós-graduação, Eduardo Perovano, a construção da resolução (a ser publicada) se deu a partir da contribuição dos cursos de pós-graduação e a aprovação foi comemorada, dada a demanda existente. “As atividades foram suspensas em março e seu retorno se dá através das tecnologias digitais por atividades remotas com incentivo ao Ensino a Distância. É importante frisar que a pós-graduação tem funcionamento e organização diferente dos outros cursos, além de ter um público reduzido”, explica o coordenador.

A Diretoria de Educação a Distância (DEAD), Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) e Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) têm trabalhado conjutamente para colocar em funcionamento ferramentas que possam otimizar o contato em tempo real entre professores e estudantes da pós-graduação. O diretor de Educação a Distância, Thonny Hawany, explica que a DEAD tem disponibilizado Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS) no Moodle e apoio técnico e tecnológico para a criação dos AVAS das disciplinas e cursos. Caso o estudante não possa participar das atividades remotas, a ele é garantida a oportunidade de realizá-las em ocasião do retorno ao modo presencial.

A defesa do TCC da estudante Raquel Barbosa Cunha marca de forma exitosa o início desse momento de adaptação dos cursos de pós-graduação ao distanciamento social exigido pela pandemia da Covid-19. O artigo intitulado “Jogos educativos no ensino da Matemática: uma proposta metodológica para a Educação de Jovens e Adultos” recebeu nota máxima pela banca avaliadora. Segundo o orientador da pesquisa, Ediênio Farias, a investigação contribuiu com o fortalecimento de práticas educativas no âmbito da Educação Matemática de Jovens e Adultos. O projeto apresentou também elementos para a construção de um trabalho pedagógico junto aos estudantes da EJA, a fim de atender as suas especificidades.

A aluna avalia positivamente a experiência de apresentar o TCC neste momento de incertezas. “Foi uma experiência diferente, por ser virtual, mas foi muito gratificante, com contribuições significativas dos professores da banca que vieram para somar ao meu trabalho”, afirma Raquel. Para o professor Ediênio, a continuidade de estudos, neste momento de pandemia, é uma forma de manter aceso o espírito investigativo, o pensamento reflexivo e a manutenção de uma rotina.