Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2026

ACESSE AQUI
IF Baiano representado na Cúpula de Neurodiversidade em Stanford
Atualizado em 22 de outubro de 2025 às 12h57 | Publicado em 22 de outubro de 2025 às 12h19

Evento internacional destacou o potencial da neurodivergência para inovação e inclusão

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) esteve representado na 6ª Cúpula Anual de Neurodiversidade de Stanford (Stanford Neurodiversity Summit – SNS 2025), realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, na Universidade de Stanford, Califórnia (EUA).

O evento contou com a participação da Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano, por meio do servidor da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, José Alberto Júnior, que também é membro da comunidade “Quem Vê Cara Não Vê Deficiência”, grupo da Rede InovaGov, formado por servidores públicos de diferentes esferas.

O encontro reuniu pesquisadores, profissionais e representantes de diversas instituições para discutir caminhos práticos de inclusão e inovação. A presença do IF Baiano no evento buscou reforçar o compromisso do instituto com a pauta de diversidade e inclusão, reconhecida como competência transversal no setor público.

Brasil representado em debate global sobre neurodiversidade

A comunidade “Quem Vê Cara Não Vê Deficiência”, que foi porta-voz do Brasil no evento, apresentou o projeto de arteterapia “More Than Meets the Eye” (“Mais do que os olhos podem ver”, em tradução livre). A proposta tem como objetivo provocar o debate sobre a neurodiversidade e a inclusão, destacando a importância de enxergar além dos rótulos e valorizar as potencialidades de cada pessoa.

Além do servidor do IF Baiano, participaram os servidores Michele do Amaral (MPT-RN), Marcia Goulart (Justiça Federal – PR), Gabriela Gurgel (Justiça Federal – RN) e Carlos Goulart (médico neurologista).

A Cúpula também contou com palestras e discussões sobre diversos temas, como a personalização da educação. Segundo Alberto Júnior, as apresentações “mostraram como olhar para a criança de forma integral e considerar sua variabilidade pode transformar a sala de aula” e ressaltaram “a importância de reconhecer e desenvolver os pontos fortes das pessoas neurodivergentes, evitando que talentos se percam por falta de estímulo adequado”.

Ainda segundo ele, a participação na Cúpula de Neurodiversidade contribuiu para reforçar o compromisso da instituição em promover ambientes de trabalho e aprendizagem acolhedores, que reconheçam e valorizem as diferenças. “Um dos aprendizados mais marcantes foi a ideia de que a verdadeira inclusão não se trata de ‘como encaixar pessoas no sistema’, mas sim de ‘como redesenhar os sistemas para reconhecer e estimular o potencial único de cada indivíduo’”, destacou.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br