IF Baiano regulamenta uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Atualizado em 11 de outubro de 2017 às 15h15 | Publicado em 11 de outubro de 2017 às 15h11

Utilização será gradativa e irá começar com o envio de comunicação para entidades externas.

Na última segunda-feira, 9, através da Portaria n° 1868, de outubro de 2017, foi regulamentado o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Instituto Federal Baiano (IF Baiano). O sistema, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), gerencia processos administrativos e documentos eletrônicos, reduzindo a utilização de papel.

De acordo com o Grupo de Trabalho (GT) instituído para desenvolver atividades de implantação do SEI, a ferramenta será utilizada, num primeiro momento, para envio de comunicação para entidades externas. “Começando pela Reitoria, pretende-se, em seguida, estender às Diretorias Gerais. Após a finalização desta primeira fase, serão definidos novos processos que serão incorporados de maneira gradativa ao arcabouço de atividades que serão executadas digitalmente”, informou o membro do GT, Márcio Simões.

Ainda segundo ele, “com esta estratégia de implantação, espera-se atingir um nível de qualidade que permita antecipação dos retornos sobre o investimento para implantação, além de possibilitar maior percepção da melhoria do trabalho desempenhado pelos servidores da instituição”. A intenção do Grupo de Trabalho é de que, a medida em que as diversas áreas da instituição sejam incorporadas na implantação, as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as atividades façam uso da ferramenta através da realização de oficinas e disponibilização de conteúdos específicos online.

De acordo com o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MPOG), o uso do SEI já gerou uma economia de 46% nos contratos de papel, outsourcing, material de escritório e serviço de postagem do MP, dos ministérios da Justiça, Comunicações e também do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Os dados comparam os gastos dos quatro órgãos públicos entre janeiro e junho dos dois últimos anos. Além da redução de R$ 2,2 milhões aos cofres públicos, o uso do SEI diminuiu, em média, a tramitação dos documentos de 77 dias para 31 no MP.

Mais detalhes sobre o funcionamento do sistema estão disponíveis na página do SEI no portal do IF Baiano. Para outras informações, o Grupo de Trabalho de Implantação do SEI, disponibiliza o e-mail sei.gt@ifbaiano.edu.br.