Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
IF Baiano regulamenta uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Atualizado em 11 de outubro de 2017 às 15h15 | Publicado em 11 de outubro de 2017 às 15h11

Utilização será gradativa e irá começar com o envio de comunicação para entidades externas.

Compartilhe nas redes sociais:

Na última segunda-feira, 9, através da Portaria n° 1868, de outubro de 2017, foi regulamentado o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Instituto Federal Baiano (IF Baiano). O sistema, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), gerencia processos administrativos e documentos eletrônicos, reduzindo a utilização de papel.

De acordo com o Grupo de Trabalho (GT) instituído para desenvolver atividades de implantação do SEI, a ferramenta será utilizada, num primeiro momento, para envio de comunicação para entidades externas. “Começando pela Reitoria, pretende-se, em seguida, estender às Diretorias Gerais. Após a finalização desta primeira fase, serão definidos novos processos que serão incorporados de maneira gradativa ao arcabouço de atividades que serão executadas digitalmente”, informou o membro do GT, Márcio Simões.

Ainda segundo ele, “com esta estratégia de implantação, espera-se atingir um nível de qualidade que permita antecipação dos retornos sobre o investimento para implantação, além de possibilitar maior percepção da melhoria do trabalho desempenhado pelos servidores da instituição”. A intenção do Grupo de Trabalho é de que, a medida em que as diversas áreas da instituição sejam incorporadas na implantação, as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as atividades façam uso da ferramenta através da realização de oficinas e disponibilização de conteúdos específicos online.

De acordo com o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MPOG), o uso do SEI já gerou uma economia de 46% nos contratos de papel, outsourcing, material de escritório e serviço de postagem do MP, dos ministérios da Justiça, Comunicações e também do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Os dados comparam os gastos dos quatro órgãos públicos entre janeiro e junho dos dois últimos anos. Além da redução de R$ 2,2 milhões aos cofres públicos, o uso do SEI diminuiu, em média, a tramitação dos documentos de 77 dias para 31 no MP.

Mais detalhes sobre o funcionamento do sistema estão disponíveis na página do SEI no portal do IF Baiano. Para outras informações, o Grupo de Trabalho de Implantação do SEI, disponibiliza o e-mail sei.gt@ifbaiano.edu.br.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br