IF Baiano recebe visita de estudantes de escola estadual de Salvador
Atualizado em 10 de julho de 2024 às 13h33 | Publicado em 10 de julho de 2024 às 13h16

A ação faz parte do projeto de pesquisa/extensão “Entre-laços: Juntos pela educação básica”

A realização de projetos que ofereçam mais oportunidades para pessoas, especialmente, jovens de regiões periféricas de Salvador é essencial na busca de uma educação mais igualitária, por isso o IF Baiano colocou em prática a primeira ação do projeto de pesquisa/extensão “Entre-laços: Juntos pela educação básica”. A primeira ação do projeto ocorreu no dia 12 de junho, através da visita de estudantes do colégio estadual Desembargador Pedro Ribeiro, na reitoria do IF Baiano, localizada no bairro do Imbuí, em Salvador.

Durante a visita, os alunos do 9º ao 3º ano do ensino médio, acompanhados pela coordenadora pedagógica Vanda Silva e pela monitora externa Dandara Rangel, tiveram uma oficina de conhecimentos sobre agrimensura e manuseamento de drone. Além disso, conheceram todas as pró-reitorias do IF Baiano, através de um tour detalhado pela instalação da reitoria.

O projeto Entre-laços: Juntos pela educação básica tem como objetivo levar a proposta educacional positiva dos Institutos Federais para escolas periféricas estaduais de Salvador, atuando em várias frentes, por exemplo, na formação continuada para professores, servidores e  funcionários; iniciação científica para alunos do ensino fundamental II e médio; oficinas de robótica; pequenas ações estruturais na escola; oficina de arte e cultura como música e teatro; formação continuada para as mães.

Uma das ações previstas é o “Dia D do IF Baiano na Comunidade”, que ocorrerá no segundo semestre de 2024, na escola estadual Desembargador Pedro Ribeiro, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador. Nesse dia, profissionais do IF Baiano oferecerão oficinas de marketing digital, fotografia, coquetelaria e boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, visando o desenvolvimento do comércio local.

As oficinas serão realizadas na escola e no caminhão E-Tec do IF Baiano, sendo abertas também para outros estudantes e pais oriundos da comunidade de São Caetano. Para participar das oficinas, os interessados deverão fazer as inscrições, de forma presencial, no próprio colégio. As ações do projeto serão realizadas ao longo de um ano, com acompanhamento dos resultados acadêmicos e comportamentais dos alunos antes e após a implementação das atividades.