IF Baiano recebe nota 4 em avaliação externa
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h40 | Publicado em 20 de março de 2017 às 13h18

Equipe INEP avaliou o ato regulatório recredenciamento institucional

Na semana passada, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) recebeu o conceito 4 da equipe de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ato regulatório recredenciamento institucional. “A nota 4 significa, objetivamente, que a instituição está avaliada como muito boa, apenas uma classificação antes da excelência. O conceito é o ponto final de um processo que não iniciou com a visita da comissão avaliadora.”, declara Camila Santana, pró-reitora de ensino.

Na avaliação, foram consideradas as dimensões: 1) Planejamento e Avaliação Institucional; 2) Desenvolvimento Institucional; 3) Políticas Acadêmicas; 4) Políticas de Gestão; 5) Infraestrutura Física. Dentro do eixo 1, o relatório aponta que existe uma evolução institucional significativa com ações concretas e de melhorias realizadas, além do aperfeiçoamento gradativo e sistemático do processo de autoavaliação institucional.

No eixo 2, conforme o documento, missão, metas, ações, objetivos institucionais e procedimentos administrativos estão implementados e em pleno desenvolvimento. A instituição implantou, conforme descrito em seu PDI, uma cultura institucional de integração, discussão, reflexão e participação coletiva nas atividades de ensino médio, técnico, de graduação e pós-graduação.”, afirmam os avaliadores. A extensão é destacada como forte e que existe coerência entre o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e as atividades de pesquisa, artísticas e culturais.

Dentro da dimensão 3, as ações acadêmicas e administrativas, tais como reforço e nivelamento dos estudantes, atualização curricular, incentivo à utilização do acervo bibliográfico atualizado e implantação/oferta de componentes curriculares, são destacadas. A Comissão pontua positivamente o relacionamento das ações acadêmico-administrativas com as políticas de ensino para os cursos de mestrado e a articulação com a graduação, além do empenho institucional para a iniciação dos estudantes na pesquisa. Na extensão, é enfatizado o apoio à realização de programas, projetos, atividades e ações.

No eixo 4, as políticas de formação e capacitação docente e do corpo técnico-administrativo são atendidas conforme as necessidades da instituição, pontuam os avaliadores. Quanto ao último eixo (5), a equipe avalia aspectos da infraestrutura (dimensão, limpeza, iluminação, acústica, segurança, acessibilidade e conservação) como bem atendidos às necessidades institucionais. “A avaliação foi muito positiva. Os pontos mais destacados, com nota de excelência, foram as nossas ações de responsabilidade e inclusão social. O que significa que oferecemos o que temos de melhor para as pessoas que mais precisam, especialmente as, em vulnerabilidade social e econômica.”, frisa Santana.

Na ótica da equipe do IF Baiano – Campus Guanambi, o conceito é positivo e significa um processo de construção do Instituto que sabe da responsabilidade diante de uma comunidade exigente e comprometida. “Esse é um resultado de um processo histórico e social, construído por pais, discentes, técnico-administrativos, docentes e gestores comprometidos com uma educação pública, gratuita e de qualidade.”, enfatiza Nivaldo Carvalho, diretor acadêmico.

Sobre o atendimento máximo de estudantes em vulnerabilidade (oriundo de escolas públicas – 70%), aspecto que chamou a atenção dos avaliadores, Carvalho explica que eles utilizam muitos mecanismos – refeições gratuitas, bolsas através de programas a exemplo do PAISE (Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante) e alojamentos estudantis. Para o estudante de engenharia agronômica, 10º semestre, Elismar Oliveira, o resultado da avaliação é motivo de orgulho e felicidade. “Representa qualidade e excelência em educação pública, o que nos mostra mais uma vez que é sim possível prover um ensino público com qualidade, basta empenho e profissionais qualificados.”, declara. “Nossa instituição tem visibilidade e tem feito a diferença no espaço em que atua”, finaliza o estudante.

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo