Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano recebe comitiva moçambicana em projeto de colaboração na àrea de Algodão
Atualizado em 19 de agosto de 2022 às 18h03 | Publicado em 18 de agosto de 2022 às 20h27

A comitiva visitará ainda o Campus Valença nos dias 19 e 20 para conhecer projetos do IF Baiano

Compartilhe nas redes sociais:

Nesta quarta-feira, 17, o IF Baiano recebeu a comitiva do projeto “Caminhos do Algodão: Centro de Inovação do Algodão de Moçambique” na reitoria, em Salvador, para uma reunião de boas-vindas e de apresentação do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP aos moçambicanos do projeto. 

A comitiva participa da 13ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA) que acontece no Centro de Convenções da cidade de Salvador entre 16 e 18 de agosto e segue para atividades em Valença, visitando o campus do IF Baianonos dias 19 e 20, e em seguida, para Rondonópolis (MT), Lavras (MG) e Brasília (DF).

O reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, acompanhado de dirigentes de campus, pró-reitores e servidores da instituição, recebeu a equipe moçambicana formada por: Victória Nhampalele, chefe do Departamento de Cooperação do IIAOM; Dércia Bai-Bai Guedes, diretora de projetos do IAOM; Manoel Pedro Maleia, pesquisador e gestor Centro de Melhoramento e Investigação da Semente do Algodão de Namialo – CIMSAN/IIAM; Joaquim João, técnico do CIMSAN/IIAM; Ivone Macule Ussaca, diretora-geral adjunta do IFPELAC; e Abdurramane Bin Abdurramane Nemane, diretor do Centro de Formação Profissional de Nampula (IFPELAC). O IF Baiano recebeu também os membros da comitiva no Brasil: Marcelo Breganoli, reitor do IF Sul de Minas; Paula Rougemont, analista de projetos responsável pela cooperação técnica com Moçambique da Agência Brasileira de Cooperação – ABC; Francisco Sobral, coordenador do Projeto Caminhos do Algodão, IF Sul de Minas; Simone Dantas Souza, auxiliar de projetos da ABC; Heloisa Oliveira dos Santos, professora da UFLA; Rafael Peron Castro, professor da UFLA; Marília Mendes Guaraldo, UFLA; Beatriz Tembe, assistente de cooperação da Embaixada do Brasil em Maputo.

O diretor de tecnologia da informação, Robson Ramos, apresentou as ferramentas do SUAP à equipe e compartilhou a experiência do IF Baiano ao migrar para o sistema e informatizar seus processos, melhorando indicadores e o acompanhamento deles. O sistema, que foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, possui uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações.

O SUAP vem sendo utilizado por vários Institutos Federais e Universidades, através de convênios firmados com o IFRN que o cede de forma colaborativa, e será cedido também às instituições moçambicanas participantes do projeto Caminhos do Algodão. A equipe moçambicana tirou uma série de dúvidas sobre o sistema e se mostrou interessada em utilizá-lo em seu país.

A diretora de projetos do Instituto do Algodão, Dércia Bai-Bai Guedes, externou sua alegria com a ocasião: “gostaria de agradecer por esta recepção calorosa, chamaria de uma recepção do mais alto nível, acho que não é para qualquer um ter toda a diretoria reunida numa sala só e nos sentimos bastante honrados por isso”. Em agradecimento à recepção e parceria com IF Baiano, Dércia, em nome da equipe, entregou um mapa de Moçambique ao reitor Aécio José Duarte.

Diretora de projetos do Instituto do Algodão, Dércia Bai-Bai Guedes, entrega uma placa com mapa do seu país ao reitor do IF Baiano

A reunião foi a primeira atividade do IF Baiano na Missão Moçambique, que tem como objetivo garantir a participação das instituições implementadoras do projeto Caminhos do Algodão no 13º CBA e viabilizar troca de experiências entre instituições moçambicanas e brasileiras no tocante à gestão de escolas agrárias e de algodão, bem como na organização da cadeia produtiva do algodão.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br