Grupo Comunidades Virtuais do IF Baiano realiza evento internacional sobre games
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h20 | Publicado em 21 de outubro de 2020 às 18h19

Inscrições abertas até o dia 23

O Instituto Federal Baiano – IF Baiano realizará na sexta-feira, 23, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o Seminário Digital Internacional Game em Debate. As inscrições para o evento, gratuito e online, já estão abertas e se estendem até o momento da abertura do seminário.

O evento tem como objetivo analisar, sob a perspectiva de pesquisadores das áreas de Letras e História, o Civilization – V, um game de estratégia que exige que os jogadores administrem uma civilização. Os interessados em participar do evento interdisciplinar podem acessar a página de inscrição e preencher o formulário online. Participantes inscritos receberão certificado com carga horária de até 2 horas. O Seminário será transmitido às 16h30 no canal do “Laboratório de Ensino de História, Games e Simulações Digitais”, no YouTube.

O professor de história e sociologia do IF Baiano, Helyom Viana Tellles, mediará o debate entre o pesquisador Alex Alvarez, da UFOB, que tratará de questões relacionadas à historiografia, e a pesquisadora Teresa Pereira, da Universidade Nova de Lisboa, que fará pontuações sobre os problemas da pós-colonialidade no jogo Civilization – V.

Segundo Helyom Tellles, o evento se faz importante, pois, “em geral, essas análises são feitas no youtube por leigos ou designers que colonizaram essa plataforma e, geralmente, o conteúdo que produzem não tem a pretensão de oferecer rigor científico ou metodológico, linhas que serão seguidas no evento”.

O Seminário Digital Internacional Game em Debate é realizado por professores e alunos do Campus Catu, sendo uma atividade de formação teórica e metodológica vinculada ao Projeto de Iniciação Científica Ludificando o Passado, aprovada pelo Edital Pet 2020. O evento marca o processo de Internacionalização do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais IF Baiano e representa um espaço de discussão acadêmica sobre o tema.

O Jogo Civilization – V

O jogo Civilization – V é baseado em turnos, nos quais o jogador toma o controle de um povo e o lidera do início da história da humanidade até um futuro próximo. O game perpassa instâncias de pesquisa tecnológica, força militar, expansão populacional, diplomacia e democracia, entre outros quesitos que o jogador terá que lidar para conquistar a vitória.