IF Baiano realiza I Seminário Online de Formação de Professores
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h53 | Publicado em 16 de setembro de 2020 às 19h18

Evento discutirá mudanças curriculares para a comunidade acadêmica

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) realiza, entre os dias 23 e 25 de setembro, o I Seminário Online de Formação de Professores. O evento, que discutirá mudanças curriculares para a comunidade acadêmica, tem como tema os “Diálogos sobre as licenciaturas: as diretrizes curriculares em questão”.

Promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento do Ensino (DPDE) e Coordenação Geral da Educação Superior (CGES), o seminário terá atividades abertas ao público, mas são especialmente voltadas para profissionais que trabalham com licenciaturas nas 14 unidades do IF Baiano.

Serão realizadas três mesas de discussões, uma em cada dia de evento, sempre das 14 às 16 horas. A primeira, no dia 23, é aberta à comunidade externa e interna do IF Baiano e tem como foco a formação nas licenciaturas. A segunda, no dia 24, discutirá a organização curricular dos cursos e os desafios impostos pelas novas diretrizes. Já a terceira, no dia 25, abordará as perspectivas para a reformulação curricular. As duas últimas mesas são exclusivas a professores e integrantes das diretorias acadêmicas, dos colegiados de cursos, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e equipes técnico-pedagógicas de cursos da instituição.

Para se inscrever na atividade aberta a todos os públicos, basta preencher este formulário até o primeiro dia do evento.

O objetivo do seminário é fomentar o debate, tendo em vista as últimas diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC), como esclarece Estácio Moreira, pró-reitor de Ensino substituto do IF Baiano.

“É um seminário que visa oportunizar discussões pedagógicas sobre as mudanças curriculares na formação inicial de professores promovidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – formação), Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019”.

Dentre as pautas para discussão, estão a reformulação na carga horária de aulas e os ajustes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciaturas. Estas serão discutidas pelo corpo docente do IF Baiano com o intuito de adaptar o ensino às normas estabelecidas pelo MEC. “Convidamos os sujeitos que constroem os currículos nos cotidianos para analisar, debater, questionar e criar formas de atender aos pré-requisitos legais a partir das realidades que vivenciam em suas práxis pedagógicas”, explica o pró-reitor substituto.

As mesas, restritas aos inscritos, serão transmitidas em salas de web conferência da plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Já a mesa aberta ao público será transmitida na TV Bem Baiano, canal oficial do IF Baiano no Youtube.