IF Baiano realiza evento sobre acessibilidade e inclusão
Atualizado em 17 de agosto de 2018 às 11h14 | Publicado em 18 de junho de 2018 às 11h18

O IF Baiano, pautado numa visão inclusiva, vem ampliando a oferta de acesso, bem como, a permanência das pessoas público-alvo da educação especial e com necessidades educacionais específicas.

O acesso e atendimento de pessoas com necessidades específicas e a inclusão de povos afro-brasileiros e indígenas foram temas centrais do evento organizado pela Assessoria de Diversidade e Inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. Estiveram reunidos, no período de 11 a 15 de junho, na Reitoria do IF, representantes dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE e dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI dos campi Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

O evento ocorreu em dois momentos. Na primeira etapa, nos dias 11 e 12 de junho, os coordenadores dos NAPNE discutiram a necessidade da reformulação do regimento do Atendimento Educacional Especializado – AEE, a fim de que atenda de forma mais adequada as necessidades dos campi levando em conta as suas particularidades. O IF Baiano, pautado numa visão inclusiva, vem ampliando a oferta de acesso, bem como, a permanência e êxito das pessoas público-alvo da educação especial e com necessidades específicas (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos), nesse sentido, os Núcleos precisam de uma estrutura pedagógica e física para garantia da permanência e êxito desses alunos na instituição.

DSC00063 (2)

Na segunda etapa, de 13 a 15 de junho, os coordenadores dos NEABI debateram a reformulação do Regimento do NEABI, levantamento das demandas dos campi, importância de aprimorar o modelo de aferição de autodeclaração nos processos seletivos a fim de melhor atender as demandas dos povos afrodescendentes, indígenas. Um dos destaque do evento foi a palestra da professora Lena Garcia, socióloga e ativista da temática, que trouxe atualizações e enfoques relevantes sobre as ações afirmativas. “Precisamos colocar em prática esse processo de forma cada vez mais eficiente para garantir o direito dos povos afro-brasileiros e evitar distorções e injustiças”, destacou o assessor de diversidade e inclusão Nilton Santos.

A coordenadora do NEABI campus Senhor do Bonfim, Estela Batatinha de Castro, ressaltou a importância de encontros como esse que reforçam o processo de sensibilização dos próprios servidores para os temas em debate. “Precisamos entender a importância do NEABI para o processo de inclusão dos povos afrodescendentes, indígenas e tradicionais. Nós estamos em regiões estratégicas da Bahia rodeados por comunidades quilombola, indígenas, ciganas e rurais que são essencialmente o nosso público. É importante primeiro sensibilizar o nosso servidor para a importância que temos nesse processo para em seguida atingir o público externo”, comentou.

Durante a reunião, foi discutida ainda a realização do Encontro Nacional dos NEABI que pela primeira vez ocorrerá em Salvador. O evento está programado para o período de 26 a 28 de setembro e terá a organização do IF Baiano.