IF Baiano publica livro sobre Educação e Diversidade no Vale do Jiquiriçá
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h15 | Publicado em 20 de abril de 2021 às 15h24

O e-book, disponível para download gratuito, reúne artigos construídos a partir de projetos que articulam Ensino, Pesquisa e Extensão

Professores, técnicos em assuntos educacionais, estudantes e egressos do Instituto Federal Baiano – IF Baiano, em parceria com profissionais de escolas da Educação Básica do Vale do Jiquiriçá, publicaram o livro “Educação e Diversidade: experiência de articulação do ensino com a pesquisa e a extensão na formação de educadores e educadoras do Vale do Jiquiriçá”. O material já está disponível para leitura e download gratuito no formato de livro eletrônico (clique e confira).

O livro surgiu de uma proposta submetida à Chamada Interna nº 07/2020  da Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IF Baiano, realizada pelas professoras do Campus Santa Inês: Patrícia Pena, Arlene Malta e Aline Lima. O projeto aprovado pela Proex foi publicado pela editora Pedro & João Editores e reuniu mestres, doutores, estudantes de licenciatura em Geografia e egressos do Instituto, bem como profissionais de escolas parceiras do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, com o objetivo de apresentar resultados de projetos desse território que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão.

Os nove capítulos, em formato de artigos, estão distribuídos nas 256 páginas do livro e tratam de assuntos referentes à educação das relações raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, aos povos indígenas, à formação de professores, à educação no campo, à educação de jovens e adultos (EJA) e também às atividades remotas no contexto educacional na pandemia.

“A publicação de um livro com textos construídos a partir de problemáticas identificadas e vividas no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá é, sem dúvida, uma grande oportunidade para a socialização do processo educativo em curso, também capaz de revelar potencialidades dos sujeitos desse território tão múltiplo e diverso”, explica a docente e uma das organizadoras da obra, Patrícia Pena. A educadora comenta ainda que “ essa produção também serve de retroalimentação dos cursos de licenciatura, na medida em que propicia reflexões em torno de demandas territoriais que devem orientar o  projeto de formação de professoras e professores em curso”.

A coletânea de artigos tem como público-alvo  educadores e gestores da Educação Básica, profissionais que atuam em espaços de formação político-pedagógica, como cursos de formação de professoras(es) e formação de lideranças, estudantes de licenciaturas e qualquer pessoa interessada em estudos sobre o Vale do Jiquiriçá e Educação.

“Diante de um contexto tão obscuro no que se refere ao reconhecimento das diferenças e de ataques permanentes à diversidade, acreditamos que essa produção representa um sopro de esperança capaz de alimentar e fortalecer educadoras e educadores desse Território”, comenta a professora Patrícia Pena, acrescentando ainda que as organizadoras pretendem realizar novas publicações.

“Esperamos que essa produção seja a primeira de muitas outras. Já temos a pretensão de organizar novos livros a partir das produções de cursistas da Especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional do Campus Santa Inês, bem como a partir das experiências de luta, mobilização e formação dos fóruns de EJA e Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá”, concluiu a professora.

Confira o título de cada capítulo e respectivos autores:

1 – Africanizando o currículo de cursos de formação de professores – IF Baiano – Campus Santa Inês. Autoras: Arlene Andrade Malta, Patrícia Carla Alves Pena.

2 – Povos indígenas: a necessidade de reconhecer histórias e culturas desses povos nas escolas. Autores: Patrícia Carla Alves Pena, Edinaldo da Silva Santos.

3 – Reflexões sobre a educação do/no campo a partir da produção de alimentos no Colégio Aurino Fausto dos Santos em Ubaíra-Ba. Autoras: Aline dos Santos Lima, Emilina Isabel da Costa Neta de Souza, Maíra Vitória Moreira dos Santos, Reinalda de Jesus Pedra.

4 – Questão agrária, nucleação e transporte escolar: Encruzilhadas que atravessam os “descaminhos” do fechamento de escolas do campo do Vale do Jiquiriçá. Autores: Patrícia Carla Alves Pena, Rafael Arcanjo de Souza Neto.

5 – Potencializando a EJA no Vale do Jiquiriçá: caminhos da formação de professores no IF Baiano, Santa Inês. Autoras: Arlene Andrade Malta, Aila Cristina Costa Jesus.

6 – EJA e Educação Popular: itinerários que se cruzam na formação de professores do Vale do Jiquiriçá. Autoras: Arlene Andrade Malta, Rosangela Lima de Neves Rodrigues.

7 – A extensão na formação de mulheres, estudantes, educadoras – experiência do projeto Mãos Margaridas. Autoras: Dolores Setuval Assaritti Aila Cristina Costa Jesus.

8 – Contextos, desafios e possibilidades: reflexões iniciais acerca da unidade suplementar nos cursos técnicos do IF Baiano Campus Santa Inês como alternativa de organização pedagógica nos tempos de pandemia Covid-19. Autores: Merilande de Oliveira S. Eloi, Alexandre de Carvalho Pitta.

9 – Nova Ordem educacional: atividades pedagógicas não presenciais nos cursos de graduação do Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês. Autores: Rosangela Lima de Neves Rodrigues, André Leonardo Vasconcelos Souza, Nelian Costa Nascimento.

Acesse e baixe gratuitamente o e-book