IF Baiano promoverá ações de divulgação científica sobre Inteligência Artificial em abril
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h15 | Publicado em 1 de abril de 2021 às 14h51

Programação envolve palestras, oficinas, vídeos, áudios, lançamento de livros, atração cultural e concursos

No mês de abril, o IF Baiano – Campus Governador Mangabeira realizará ações on-line de divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia abertas ao público interno e externo da instituição, abordando a Inteligência Artificial como tema principal. Fazem parte da programação palestras, oficinas, vídeos, áudios, lançamento de livros, atração cultural e concursos. Para se inscrever, basta acessar o site do evento e preencher o formulário de inscrição, disponível até o dia 08 de abril.

Além dessas ações, a comissão organizadora pretende fazer do site do evento um portal de divulgação da ciência com alimentação continua de informações científicas. A iniciativa é promovida pelo IF Baiano com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do edital CNPq/MCTIC Nº 03/2020. Segundo a presidente da comissão organizadora, a docente Jacqueline Araújo Castro, o objetivo do evento é interiorizar ações de divulgação e popularização científica que permitam estimular a curiosidade tecnológica, o raciocínio científico e a inovação.

“O evento será um momento de valorização do fazer científico e desenvolvimento tecnológico”, afirma a docente. A temática Inteligência Artificial (IA) será difundida em diferentes abordagens, tanto na agricultura familiar, quanto na saúde e outras áreas, apresentando conceituações e aplicações da mesma. Jacqueline explica que pesquisas nessa área da IA estão em plena expansão. “Nós do IF Baiano, enquanto instituição de Educação, Ciência e Tecnologia, devemos discutir e acompanhar temáticas que fazem parte da sociedade moderna e participar delas”, reforça Jacqueline.

A comissão organizadora destaca, logo no primeiro dia, o momento “IF Baiano de Portas Abertas”, no qual irão apresentar para a comunidade cada um dos setores da instituição, tais como laboratórios e áreas de campo. “Se o evento fosse presencial, teríamos a satisfação de abrir as portas do campus para receber a comunidade, mas, mesmo sendo on-line, estaremos acolhendo o público para mostrar o que é o Instituto. A intenção é atrair futuros estudantes e demonstrar a mães, pais e/ou responsáveis nossa estrutura educacional”, conta a professora.

Para conferir datas e detalhes da programação clique aqui!