Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano promove Workshop sobre Ética
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h30 | Publicado em 29 de julho de 2016 às 08h07

Evento discutiu assédio moral sob a perspectiva jurídica e de saúde

Compartilhe nas redes sociais:

Na última quinta-feira, foi realizado um workshop de ética, com o tema “Assédio Moral, Relações Interpessoais e Saúde do Trabalhador”. O evento, transmitido via web conferência, teve como público-alvo gestores do IF Baiano, membros das 20160728_153256Comissões de Ética, Interna de Supervisão, Permanente de Pessoal Docente, além de membros do Sindicato.


“É um momento oportuno para estarmos dialogando sobre ética no IF Baiano”, disse o reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento. Ele acrescentou que com as políticas e planos de capacitação, espera que “o ambiente de trabalho venha trazer satisfação para o servidor, do ponto de vista profissional e pessoal. Com o tempo, a tendência é nos consolidarmos como uma instituição forte e que as gestões futuras venham consolidar uma instituição democrática”, afirmou.

Durante a manhã, a palestra foi conduzida pela médica do trabalho e técnica de vigilância da saúde do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, Eliane Sales, que abordou o tema na perspectiva do ambiente de trabalho e suas influências na saúde. “Um dano ou sofrimento psíquico tanto pode evoluir para o agravamento das sintomatologias e chegar ao desenvolvimento de uma patologia psiquiátrica com maior nível de gravidade e também pode acometer o indivíduo a partir de sintomas psicossomáticos”, disse.

Durante a tarde, o palestrante foi o colaborador e instrutor da Comissão de Ética do Poder Executivo Federal, Raimundo Nonato, que abordou a questão sobre o ponto de vista jurídico.Na sua fala, ele elencou um conjunto de instrumentos legais que norteiam a atuação das Comissões de Ética e destacou seu papel preventivo e de combate ao desvios de conduta dos agentes públicos.Comentando, 20160728_141626em entrevista, sobre a conduta do agente no contexto da cultura institucional, citou como exemplo a “ética dupla”, na qual se flexibiliza as normas para os correligionários e aplica-se o rigor da lei para os demais.”Quando essa deformação da lei e da regra ocorre, acaba comprometendo o funcionamento da organização, mas a cultura organizacional muda a perspectiva individual pelo exemplo”, afirmou.

A realização do evento foi uma iniciativa da Comissão de Ética do IF Baiano em parceria com Núcleo de Capacitação, vinculado a Diretoria de Gestão de Pessoas.

Veja também:

Blog Bem Baiano: IF Baiano coloca em pauta a ética no serviço público

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br