IF Baiano promove seminário sobre território, educação e identidades do Baixo Sul
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h54 | Publicado em 4 de agosto de 2020 às 14h18

O IF Baiano, campus Valença, realizará seminário virtual sobre questões étnicas e raciais, o Reafro Conecta – Baixo Sul: Território, Educação e Identidades, nas terças e sextas-feiras, entre os dias 18 de agosto e 08 de setembro, sempre às 19hs. O evento é realizado pela especialização lato sensu em Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (Reafro) e a programação será transmitida no canal do Youtube do evento.

O seminário é gratuito, aberto à comunidade externa, voltado especialmente para educadores, pesquisadores e interessados na história e cultura do Baixo Sul/Costa do Dendê. As inscrições estão abertas e são realizadas pelo site do evento. Haverá emissão de certificado aos inscritos que participarem das atividades. O evento visa disseminar alguns estudos e reflexões em torno da complexidade das questões étnicas e raciais da região do Baixo Sul da Bahia, auxiliando na implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que obrigam o ensino da História da África, dos ameríndios e das culturas afro-brasileira e indígena nas escolas. As palestras abordarão aspectos históricos, culturais e antropológicos levantados por pesquisadores e sujeitos da cultura local.

A docente e coordenadora do curso de pós-graduação Reafro, Nelma Barbosa, explica que a costa sul baiana é uma região de muito valor histórico, social e econômico, mas que há poucos estudos da região, embora a demanda seja alta e sua composição étnico-racial e cultural seja rica. “Valença possui 82% de sua população que se declara negra, mas o racismo não abrange somente a comunidade negra; ele também permeia as relações com as populações cigana, indígena e japonesa, que são expressivas na Bahia e nessa região especialmente”, conta a docente.

A programação do evento passa pela história indígena, africana, cigana, japonesa, campesina e industrial no Baixo-sul, abordando a complexidade cultural da região. “Precisamos conhecer melhor as determinantes históricas de nosso território e das relações entre as pessoas que nele vivem para que as ações educativas em prol da igualdade racial sejam efetivas, dialoguem de fato com os pontos centrais do racismo estrutural da sociedade”, explica Nelma. Para ela, é fundamental regionalizar os estudos de história das culturas afro-brasileira e indígena, pois, a partir da contextualização local desses conhecimentos, é possível entender porque o Baixo-sul da Bahia tem manifestações culturais tão fortes como a zambiapunga, que se assemelha a outras manifestações da África Central. “Entender porque a região que sustentou a Colônia com a produção de um alimento indígena como a farinha de mandioca persegue os grupos indígenas até hoje e não enfrenta a desigualdade social como consequência da escravidão. Entender melhor as relações do tráfico transatlântico de pessoas e do capitalismo industrial nas identidades e na cultura local. Entender os processos de luta pela cidadania no pós-Abolição, as origens de conflitos de terras de comunidades tradicionais, entre outros pontos relevantes para a compreensão das relações sociais, econômicas e raciais dessa parte da Bahia”.

Segundo Nelma o curso de pós-graduação, criado em 2019, teve uma procura muito grande na região. E, para atender à demanda dos educadores em aperfeiçoar seu conhecimento sobre as relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira, o Reafro planejava realizar atividades formativas esporádicas, abertas à comunidade local, como palestras ou oficinas, mediadas por pessoas com trabalhos na área do curso. “Com a pandemia, aproveitamos o formato online para aproximar pesquisadores e agentes da cultura local em um encontro inédito e encorpamos a ideia inicial de atividades pontuais para um seminário”, explica a coordenadora do Reafro.

Confira a programação:

Terça – 18/08: INDÍGENAS E AFRICANOS NO BAIXO SUL: REVOLTAS, ESCRAVIDÃO E LIBERDADES

Palestrantes: Profa. Dra. Cristiane Batista (UESC) e Me. Jamille Oliveira (UFBA)

Sexta – 21/08: UM IMPÉRIO DE ERVAS, MADEIRA, FARINHA E INDÚSTRIA AO SUL DA BAHIA

Palestrantes: Prof. Dr. Rodrigo Osório Pereira (UEFS) e Dra. Silvana Andrade dos Santos (UFF)

Terça – 25/08: DENDÊ E CAMPESINATO NEGRO NO BAIXO SUL

Palestrantes: Prof. Dr. Case Watkins (James Madison University) e Dr. Egnaldo Rocha (PUC – SP /Prefeitura de Ituberá)

Sexta – 28/08: CAMINHOS DOS CIGANOS E JAPONESES NO BAIXO SUL

Palestrantes: Prof. Dr. Jucelho Dantas da Cruz (UEFS) e Profa. Daniela Lumi Watanabe (UNEB/SEC -BA)

Terça – 01/09: PAISAGENS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Palestrantes: Ms. Girlândio Bomfim (UFRB) e Profa. Leila Santos (Prefeitura de Camamu)

Sexta – 04/09: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DO BAIXO SUL: À QUEM INTERESSA?

Palestrantes: Profa. Janete Vomeri (Câmara Municipal de Valença), Adriana Cerqueira (IPAC -BA), Ms. Jefferson Brandão (UFRB) e Avani Nascimento (Comunidade Aldeia São Fidélis)

Terça – 08/09: SOCIABILIDADES E ARTES DO BAIXO SUL: CRIAÇÃO, AFIRMAÇÃO E RESISTÊNCIA

Palestrantes: Prof. José Ouraci Roxo (SEC – BA /Zambiapunga de Nilo Peçanha), Édipo Pimentel (Chegança de Taperoá) e Ylana Leocádio “Sereia” (Associação Valenciana de Hip Hop)